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quarta-feira, 11 de maio de 2022

Como fazer um marketing B2B efetivo?

É hora de repensar a jornada do seu comprador B2B.


Pesquise no Google e você vai encontrar por diversas estratégias de marketing para isso. A internet está cheia de artigos que simplesmente fornecem listas e mais listas de estratégias de marketing que já sabemos serem verdadeiras, como investir em SEO, e-mail, redes sociais, marketing de referência, programas de fidelidade, e outros. Além disso, temos à disposição muito conteúdo com dicas, guias, e-books, ferramentas e estratégias (definitivas!) com títulos como: conheça seu público-alvo, personalize e use seus dados.


Porém, como de fato fazer um marketing B2B efetivo?

Os métodos tradicionais de marketing permanecem perenes na maior parte, mas há uma ênfase maior na educação e capacitação do comprador. Isso sem contar que o campo de batalha agora é o online, onde a experiência do cliente supera tudo. E impulsionada pelas transformações causadas pela pandemia, uma nova geração de compradores B2B está reescrevendo as regras para equipes de vendas e marketing em todos os lugares. Por isso, somos lembrados da importância de ficar por dentro das tendências e mudar as melhores práticas, apoiados por dados.

De acordo com o B2B Millennials Report da Merit, 73% dos millennials estão envolvidos na tomada de decisão de compra de produtos ou serviços em suas empresas, e 30% deles são os únicos tomadores de decisão. Em 2025, eles representarão 75% da força de trabalho global. Assim, à medida que os millennials dominam o espaço do comprador B2B, e as empresas pressionam por uma abordagem mais pessoal ao marketing, as estratégias de B2C e B2B estão se tornando cada vez menos distintas. Isso significa direcionar suas estratégias de marketing B2B às preferências dos millennials, investindo em velocidade de resposta, uso de influencers e marketing de causa, por exemplo.

O relatório de insights do comprador B2B de 2021 da Foleon – plataforma americana de produção de conteúdo, revela que 80% dos compradores B2B agora esperam uma experiência B2C, personalizada e baseada nas emoções, justamente em uma ação forçada pela mudança de perfil de geração dos tomadores de decisões. Eles estão reescrevendo o roteiro para compras B2B e forçando os profissionais de marketing a olhar além do antigo funil de vendas e marketing.

Em seu lugar, de acordo com estudo da consultoria Gartner, estão seis “trabalhos de compra” que ocorrem sem nenhuma ordem específica: identificação do problema, exploração do problema, construção de requisitos, seleção de fornecedores, validação e criação de consenso. Os compradores saltam de um para o outro, revisitando cada um pelo menos uma vez antes da compra.

Ainda conforme a Gartner, os compradores normalmente já estão na metade do processo de compra antes de entrar em contato com um vendedor. Com eles ignorando o processo de vendas tradicional e confiando em suas próprias pesquisas para tomar decisões, o conteúdo nunca foi uma parte tão importante do processo de venda. Para a rede global de executivos de marketing, o CMO Council, 87% dos compradores B2B dizem que o conteúdo tem um efeito moderado a importante em suas decisões de compra.

Já deu para perceber que o conteúdo comum não serve. Os compradores B2B estão exigindo conteúdo em formatos multimídia que prendam sua atenção, atendam às suas necessidades e os encantem com experiências modernas e ricas em mídia.

Há muito mais estratégias de marketing B2B que não abordei aqui, mas com os dados mencionados é possível avaliar se você está tomando medidas assertivas em marketing ou se é necessário reavaliar as decisões. Recomendo que as marcas avaliem junto com seus times toda a jornada de seus consumidores B2B, e, como última recomendação, sejam ágeis para mudar os rumos, caso necessário.

  

Erica Gomes - Partner da LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia – empresa que compõe o ecossistema de negócios Startwp. Pós-graduada no MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Jornalismo pela ESAMC-SP e técnica em TI pelo CEMEP-SP.

 

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