O departamento financeiro é um dos que requer maior
atenção em todos os negócios – mas, nem sempre é possível dedicar a disciplina
necessária para sua gestão. Felizmente, com os avanços tecnológicos e a
crescente digitalização de diversas tarefas organizacionais, a terceirização
das atividades administrativas e operacionais por meio do Business
Process Outsourcing (BPO) é uma tendência que vem ganhando grande
força no mercado para auxiliar essa missão – estratégia que, para as Pequenas e
Médias Empresas (PMEs), se torna extremamente importante para que tenham um
melhor controle e, assim, evitem riscos que possam impactar a operação.
Uma gestão financeira inadequada é fatal para
qualquer empresa. Principalmente, diante de adversidades como vivenciamos na
pandemia, que exigem um controle ainda maior para evitar o fechamento dos
negócios. Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), revela que 48% das companhias brasileiras não conseguem permanecer
operando por mais de três anos, justamente pela falta de controle financeiro.
Mesmo com diversos recursos tecnológicos disponíveis e acessíveis para pequenas
empresas, muitas ainda não aproveitam essas vantagens a seu favor.
Felizmente, alguns passos já vêm sendo dados para
mudar essa realidade. Uma pesquisa conduzida pela Dell Technologies e a
Forrester Consulting, revela que cerca de 73% das empresas brasileiras já
orientam seus negócios por dados. No entanto, apenas 28% os gerenciam de forma
eficaz. Ou seja, há muitas oportunidades a serem exploradas.
Obviamente, administrar um empreendimento não é
fácil e requer muita organização além de planejamento para prosperar e driblar
qualquer empecilho que possa surgir. Sem o auxílio de ferramentas modernas que
tragam praticidade e otimização neste controle, fazer com que o negócio tenha
sucesso se torna uma missão difícil – especialmente para as de menor porte, que
têm recursos escassos.
Com o BPO digital, todas essas tarefas podem ser
conquistadas de maneira muito mais simples e eficaz. Seja de maneira integral
ou parcial, a terceirização possibilita uma maior automação dos processos que,
antes, demandavam grande interferência humana. A dispensa dos processos manuais
reduz, significativamente, erros nos processos, o que diminui as chances de
inadimplência, juros e multas resultantes de atrasos de pagamentos, além da
interrupção das atividades pela incapacidade de entrega das demandas.
Este ganho de produtividade é fundamental para as
PMEs para que possam redirecionar seus esforços e atenções para ações realmente
estratégicas que permitam seu crescimento e destaque no mercado. Afinal, com
uma visão clara e crítica sobre seu fluxo de caixa, é possível tomar decisões
de maneira muito mais assertiva, sem que as equipes estejam focadas
majoritariamente nas rotinas de pagamento, faturamento e gestão financeira.
E, ao contrário do que parece, o BPO não é um
benefício exclusivo para grandes organizações. Qualquer empresa pode
terceirizar suas atividades financeiras tendo a tecnologia como principal
aliada. Um bom Enterprise Resource Planning (ERP), com soluções embarcadas,
proporciona grande eficiência operacional, elevando até pequenos negócios ao
patamar de empresas inteligentes.
Para isso, o apoio de uma consultoria especializada
é fundamental. Afinal, de nada adianta implantar um sistema de gestão se a
empresa não desenvolver cultura e processos para extrair seu potencial máximo.
Profissionais experientes e qualificados são indispensáveis para o sucesso do
BPO digital, permitindo que as PMEs tenham uma melhor gestão financeira e,
consequentemente, muito mais sucesso em seus negócios.
André Melo - Head de Delivery and Solutions, responsável por
estruturar e liderar as equipes de implantação, desenvolvimento e suporte do
SAP Business One na b2finance.
b2finance
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