Apesar
da variação mensal positiva, alta não é capaz de validar tendência de retomada
As vendas
do comércio físico brasileiro marcaram leve alta de 0,4% em novembro feito o
comparativo com o mês anterior. No entanto, de acordo com o Indicador
de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o cenário ano a ano
(nov/20 x nov/21) revela uma variação negativa, com queda de 3,9%.
Para o
economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, mesmo com a oscilação positiva em
relação a outubro, esse quadro econômico tem que ser analisado com cautela. “O
período de Black Friday deste ano conseguiu puxar o comércio. Apesar disso, o
varejo físico não alcançou os níveis de desempenho necessários para superar o
mês de novembro de 2020. Por isso, a alta mensal não deve ser considerada como
tendência para os próximos meses”.
Na análise
por segmentos, comparando novembro em relação a outubro de 2021, os únicos
setores que registraram baixa foram o de Supermercados, Hipermercados,
Alimentos e Bebidas (-1,7%) e o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos
e Informática (-1,2%). O aumento mais expressivo ficou para o segmento de
Veículos, Motos e Peças (1,8%).
Tendo como
base o recorte de comparação anual (nov/20 x nov/21), o cenário fica mais
negativo, já que apenas o segmento de Material de Construção (4,1%) e o de
Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (0,8%), tiveram
números positivos. Confira a seguir os gráficos com todas as informações
setoriais:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
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