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79% dos donos de bares e restaurantes acreditam que as vendas devem aumentar até o fim do ano; especialista elenca dicas para recuperar lucros no período
Durante a pandemia, 50 mil estabelecimentos do setor de bares e restaurantes deixaram de existir no estado de São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), o que equivale a 20% do total. A Associação aponta ainda que 400 mil funcionários perderam seus postos de trabalho. Com o fim das restrições nos horários de funcionamento, empreendedores estão se organizando para retomar as operações em horário normal e esse momento exige cautela.
E as projeções para o setor são
otimistas, de acordo com uma nova pesquisa nacional da Abrasel, realizada em
outubro, cerca de 79% dos donos de bares e restaurantes acreditam que as vendas
nos estabelecimentos devem aumentar até o fim do ano.
“Essa nova reabertura fez com que os empresários criassem uma
expectativa positiva de que tudo voltará a ser como era antes, mas é importante
que eles estejam atentos às novidades e saibam se organizar, pois ainda é um
momento delicado para o setor", comenta João Quintella, CEO e fundador da Liuv, startup responsável pela criação de soluções digitais para bares
e restaurantes.
Quintella alerta que algumas estratégias podem garantir uma
retomada mais fácil e bem-sucedida depois de um período de tantas
instabilidades. Confira as dicas do CEO:
1 - Digitalização e aceleração são o novo normal
Ser digital é a nova tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. É importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente aqueles serviços que, além de representarem facilidades e maior qualidade no atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao Coronavírus. Ou seja, se você é um bar ou restaurante, em vez de entregar um cardápio de papel para seu cliente, ofereça a opção de acesso via QR Code, para que ele acesse diretamente do celular, sem a obrigatoriedade de tocar em algo. Além disso, você também pode possibilitar que o pagamento seja feito por meio de app, para evitar que aquele cliente fique em uma fila ou espere pelo garçom e que ainda tenha que tocar na máquina de cartão.
2 - Controle seu CMV
Essa dica parece simples e trivial, mas existem muitos
estabelecimentos que ainda não têm o próprio controle do custo de mercadoria
vendida e isso torna o dia a dia da gestão do negócio muito mais complexa. “Ter
uma plataforma de gestão que auxilie no controle dos produtos mais vendidos, do
ticket médio do negócio, entre outros indicadores, ajuda o empreendedor a gerir
de melhor forma o negócio e até a produzir estratégias mais certeiras de
marketing”, aponta Quintella.
3 - Otimização dos fluxos
Como já dito, o ‘novo normal’ trouxe aceleração no dia a dia do
consumidor. Hoje ele quer sentar, consumir e pagar de maneira mais rápida. É
importante que o estabelecimento esteja ciente disso e se organize para
conseguir girar as mesas, diminuir as filas e prestar um bom atendimento.
Assim, é possível ter um volume maior de clientes e oferecer bons e rápidos
serviços para que todos saiam satisfeitos.
4 - Tenha sempre os protocolos de prevenção em mãos
Não é porque seu estabelecimento voltou a funcionar em
todos os horários, que você pode relaxar com a segurança dos clientes e
funcionários. “Cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 faz com que todos
se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu bar ou restaurante”,
finaliza o CEO.
LIUV - startup do setor food service que tem como missão ajudar a
donos de estabelecimentos como bares, restaurantes e baladas, por meio de
soluções digitais.
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