As festas de fim de ano se
aproximam e as compras se aceleram. O consumidor latino está mais consciente a
cada ano quanto aos cuidados com o meio ambiente, chegando a 16% da população e
um gasto de $12 bilhões, de acordo com a segunda edição do estudo Who Cares,
Who Does? América Latina 2021, desenvolvida pela Kantar, líder global
em dados, insights e consultoria. Os hábitos de consumo e as escolhas
quanto ao que levar para casa certamente serão impactados nessas próximas
festas.
Ao analisar os hábitos de
compra desses consumidores, a grande maioria (63%) diz tentar comprar produtos
com embalagem eco-friendly.
Os resíduos plásticos são uma preocupação ambiental cada vez maior para a
região, principalmente para a Costa Rica, onde o tema é mencionado por 10% da
população, seguida de Chile, Colômbia e Peru, com 9%. O estudo revelou que 55%
dos consumidores latinos elegeram as sacolas de plástico como a maior inimiga
do meio ambiente, enquanto as embalagens de papelão são as menos agressivas ao
entorno (5%).
Apesar de a sustentabilidade ser um tema importante para os entrevistados na hora da compra, com a maioria respondendo que procura embalagens que possam ser recicladas (49%) ou feitas de material reciclado (39%), atributos como Carbono Zero, por exemplo, ainda não são fator decisivo para eles no momento da escolha de alimentos embalados.
O destino final também
importa
Ante desafios ambientais
tão urgentes, não é suficiente somente comprar de maneira mais consciente.
Deve-se oferecer um destino final adequado aos resíduos. Existe uma necessidade
latente de educação básica sobre reciclagem na América Latina, mas nem todos os
entrevistados têm o mesmo nível de entendimento do tema. No Brasil, por
exemplo, 36% não têm certeza dos produtos que podem ser reciclados e 46% não
sabem onde e como descartar invólucros biodegradáveis.
Trabalhar com clareza
sobre o processo de reciclagem pode ajudar a percepção de sustentabilidade de
uma marca e gerar confiança.
No
levantamento os consumidores revelaram grande influência das ações das empresas
em suas escolhas. 64% disseram ter parado de comprar produtos e/ou serviços
devido ao seu impacto negativo ao ambiente e 68% migraram para outros de
impacto positivo. Marcas de bens de consumo massivo (FMCG) que têm boa relação
com EcoActives (nomenclatura
dada pela Kantar ao perfil mais comprometido com consumo sustentável)
são as que progrediram mais rápido nos últimos anos. No Brasil, o crescimento
dessas marcas foi de 51% em 2021 versus 2020.
Os EcoActives
chegarão a 43% da população latina em 10 anos. Assim como vemos que o consumo
consciente chegou para ficar, as empresas que fizerem um bom trabalho serão
recompensadas pelos consumidores.
Entre as 10
marcas mais lembradas pelos latinos pela sua responsabilidade ambiental no
estudo, aparecem três brasileiras: Natura, O Boticário e Ypê. A lista completa,
em ordem, é: Coca-Cola, Natura, Nestlé, Omo, Ypê, Colgate, Bimbo, Avon, Gloria
e O Boticário.
A edição
América Latina do estudo Who
Cares, Who Does? entrevistou 18.300 pessoas de Brasil, Chile,
Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru e México. Mais informações em www.kantar.com/whocareswhodoes
Kantar
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