Em uma
época na qual muitas pessoas sonham em ganhar a vida como influencer, a expert
Aline Bak indica táticas preciosas para vencer na carreira
Os influenciadores se tornaram protagonistas na
estratégia de comunicação das marcas. É o que aponta pesquisa da Kantar: nos
últimos anos, eles chegaram a estrelar 70% das campanhas digitais. Não à toa,
estes profissionais ganham relevância cada vez maior nos planejamentos de
empresas de diversos portes e segmentos.
“Os influenciadores digitais são formadores de
opinião capazes de inspirar milhões de seguidores nas mídias sociais. Nesse
sentido, eles estimulam discussões e conduzem à ação. Acima de tudo, as pessoas
confiam neles”, diz Aline Bak, especialista em marketing de influência digital.
Relativamente nova, a carreira de digital
influencer é, hoje, em um dos caminhos mais promissores para se conquistar
sucesso na internet.
Veja, a seguir, 6 dicas da expert para mergulhar
nesse universo:
1) Encontre um nicho de atuação. “Quanto
mais focado e especializado você for, mais fácil será desenvolver uma
comunidade que confia no que você diz”, afirma Aline. “É importante escolher
algo pelo qual se tenha verdadeira paixão, pois o trabalho de influenciador
requer pesquisas e criação de conteúdo a todo instante”, completa.
2) Escolha seus canais.Dependendo
do segmento de atuação, certas redes podem ser melhores do que outras. De forma
geral, os millenials, por exemplo, preferem Instagram, TikTok e
Snapchat. “Agora se os seus tópicos forem voltados para os negócios, o
LinkedIn pode ser uma escolha mais eficaz”, diz a especialista. “O importante é
que você escolha uma ou mais plataformas que seu público utilize com
regularidade”, conclui.
3) Seja consistente. Há alguns
anos, era possível postar de forma esporádica e ainda assim ganhar terreno nas
redes. Mas hoje o cenário é diferente. “Quem busca consolidar sua trajetória e
ficar na mente dos seguidores precisa ter um trabalho baseado na frequência das
postagens e apoiado em um planejamento estratégico”, diz a especialista. Em
tempo: a maioria dos algoritmos de mídia social dá preferência a contas com
posts regulares.
4) Escreva legendas significativas. Os textos
são uma excelente oportunidade para iniciar uma conversa, agregar valor e
formar conexões significativas com o público. Uma boa dica é pensar nas
legendas como se fossem um micro post de blog. “É fundamental que o
influenciador conheça seu público e pense na melhor forma de dialogar com ele.
A partir de informações como gênero e faixa etária, é possível criar uma
linguagem própria e que agregue valor ao conteúdo”, indica a expert.
5) Interaja com seus seguidores. O
influenciador frequentemente recebe curtidas e comentários em suas
postagens. “É importante estar conectado com o público e, portanto, é
preciso interagir respondendo à dúvidas e curtindo as colocações, por exemplo”,
diz Aline. “Vale também lançar uma pergunta e iniciar uma conversa sobre um
tópico de interesse mútuo”, completa.
6) Divulgue seu perfil. Uma parte
essencial do trabalho é que o influenciador se apresente para o mundo. “É
interessante ter um mídia kit para ser amplamente enviado para agentes e
empresas que tenham fit com o perfil”, diz Aline. “Uma forma indireta de buscar
colaboração é mencionar as marcas quando você fala sobre seus produtos nos
posts”, completa. Acima de tudo, o influenciador deve ter em mente que o
networking sistemático é imprescindível no fluxo de trabalho.
Aline Bak - especialista em marketing de influência
digital, consultora e estrategista de influência digital e de negócios
digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing digital e é formada pela
FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização
no Instituto Europeo di Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a
empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias
digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e
exclusivo. https://www.instagram.com/alinebak_/
Nenhum comentário:
Postar um comentário