Segundo especialista, falta de conexão acontece principalmente pela defasagem tecnológica entre educadores e estudantes, que consomem conteúdos de formas distintas
Para
a construção de qualquer conhecimento, é necessário que quem ensine e quem
aprenda estejam em sintonia. Mas esse processo pode ser dificultado pela
divergência entre a forma com que os estudantes estão absorvendo informações e
a maneira que os educadores estão acostumados a ensinar, tendo nos conteúdos
uma ferramenta de exposição. “Isso acontece porque naturalmente ensinamos da
forma que aprendemos e as faculdades de pedagogia e licenciaturas apresentam um
currículo que não contempla a forma de aprender do estudante do século 21”,
explica Débora Hack, coordenadora da BEĨ Educação.
Segundo
Débora, esse é um dos maiores desafios do educador da atualidade: a cada dia
surgem novos aplicativos, ferramentas e tendências que rapidamente tornam-se
populares entre os estudantes e que chegam mais lentamente até os educadores,
resultando no distanciamento dessa relação. “O educador deve ser flexível e
autodidata para adquirir conhecimentos sobre as novas ferramentas de
aprendizagem, dialogando diretamente com a realidade dos estudantes. O desafio
do educador é aproximar-se deste jovem, dar voz a ele e assim ter a
oportunidade de, ao mesmo tempo que ensina, aprender”, reforça.
Pensando
na educação como um exercício conjunto, em que o educador deve ser o guia da
aprendizagem e o estudante o protagonista, é necessário entender as
necessidades de quem aprende e como traçar a melhor rota de formação. “O
educador é a peça-chave para que o estudante alcance a aprendizagem. Ele deve
atuar como um mediador neste processo e trazer propostas de ensino que estejam
alinhadas com a competência deste estudante, isto é, entender sua zona de
desenvolvimento real e potencial”, diz a coordenadora.
De
acordo com Débora, os educadores devem atuar como “designers da aprendizagem”,
ou seja, trazer à sala de aula uma experiência personalizada daquilo que está
proposto nos materiais pedagógicos e no sistema de ensino.
O
educador que busca o aprimoramento no processo de aprendizagem de seus
estudantes, necessita, antes de tudo, não só dialogar com eles, mas também se
colocar na posição de quem ainda pode aprender. “É necessário mais do que nunca
que a escola seja um lugar de formação (não de coletar informação), onde o educador
possa ser o orientador e o par mais experiente na jornada dos estudantes rumo à
aprendizagem”, conclui.
BEĨ Educação - desenvolve projetos pedagógicos que trabalham a
cidadania, a identidade, as potencialidades, os conhecimentos, os valores e os
sonhos dos estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário