Pesquisar no Blog

sábado, 4 de dezembro de 2021

Calor e Altas Temperaturas: Cuidados no Pós-Transplante Capilar

  Foto: EBC, Arquivo Agência Brasil
O mês de novembro foi um dos mais quentes já registrados no mundo nesta época do ano, batendo o recorde estabelecido em 2016, de acordo com o serviço europeude acordo com o serviço europeu de monitorização das alterações climáticas do Copernicus.  "Esses registros estão de acordo com a tendência de longo prazo do aquecimento global", comentou Carlo Buontempo, diretor do serviço europeu.                                                                             

Em relação ao Transplante Capilar, um fator muito importante é que a ação dos raios solares são responsáveis pelas queimaduras mais profundas na derme, e consequentemente, no couro cabeludo. Este fato é um alerta para os pacientes tomarem cuidado no período pós-operatório, quando a pele e os tecidos estão em fase de cicatrização, e paciente deve estar ciente que não será possível se expor ao sol.

Foto: Clínica Restauração Capilar Thiago Bianco

Dr. Thiago Bianco, um dos maiores  experts do país  em transplantes e tratamentos capilares do país, explica abaixo os cuidados no pós- operatório. 


Primeiro dia após a cirurgia: o paciente retorna à clínica para retirada do curativo e lavagem do couro cabeludo. Este processo é importante pois o paciente irá aprender como lavar os cabelos após o transplante. 

É essencial evitar piscina, mar, e o calor intenso até os primeiros 2 meses do transplante capilar.  .Após duas semanas, o paciente poderá expor-se ao sol apenas com proteção na área capilar com bonés, lenços, podendo ser  utilizados bonés largos que não comprimem a cabeça pois o ideal é manter a área capilar bem arejada para ajudar no processo de cicatrização.

Devido as altas temperaturas também é indicado tomar bastante líquido (água, suco, água de coco), manter o repouso e fazer as compressas geladas na região da testa, ecomparecer à clínica no dia seguinte como combinado para ser realizada a primeira lavagem da cabeça.


Demais cuidados:

• Não dirija após a cirurgia, vá para casa com um acompanhante ou de táxi;
• Tenha uma refeição leve e com pouco sal;
• Continue tomando os remédios normalmente, principalmente para hipertensão e diabetes, quando for o caso;
• Utilize um travesseiro macio e um rolete (toalha macia enrolada) sob a nuca para evitar apoiar diretamente sobre os pontos;
• Aplique compressas com gelo na testa para amenizar o inchaço, mas nunca coloque em cima dos fios transplnatados. Até 72h poderá inchar. O inchaço não compromete o transplante capilar, somente a estética;
• É indicado dormir de barriga para cima para o inchaço migrar para trás (nuca) e não para a testa;
• Evite abaixar a cabeça, ou fazer qualquer esforço logo após a cirurgia;
• Lave bem as mãos antes de tocar nos cabelos recém colocados;
• Trocar a fronha do travesseiro todos os dias;
•Musculação, lutas e esportes radicais somente depois de 2 meses do procedimento.

• Reserve uma toalha de banho somente para secar a cabeça, não secar com a mesma toalha que secou o corpo.

 

Segundo dia após cirurgia:

• Lave a cabeça conforme orientações dadas pela equipe;
• Até a retirada de pontos use somente o shampoo neutro e não lave a cabeça no chuveiro. Use delicadamente o shampoo dando leves “tapinhas” utilizando as pontas dos dedos formando espuma, e depois enxague com a ajuda de um copo ou jarra (não faça movimentos circulares e não esfregue). A água deve ser sempre morna ou fria, nunca quente. Lave bem a região dos pontos com as pontas dos dedos em movimento circular;
• Seque a cabeça delicadamente, pressionando a região do transplante, nunca faça movimento circular nessa área.

• Reserve uma toalha limpa somente para secar a cabeça.

 

Terceiro, quarto e quinto dia após cirurgia:
• Lave a cabeça diariamente conforme orientado no consultório. É importante para que as crostas saiam e os fios transplantados tenham uma boa cicatrização.
• Manter o uso somente do shampoo neutro, até a retirada de pontos.
É necessário  lavar todos os dias, não podendo deixar nenhum dia sem realizar a higienização.

 

Os pontos:

• São retirados após 14 dias da cirurgia.
• Após a retirada dos pontos, acontece a liberação para lavar normalmente os cabelos, com shampoo normal e no chuveiro, com ressalva para as duchas muito fortes; e assim que a região do transplante capilar estiver sem as casquinhas.
• Após a retirada dos pontos, os exercícios físicos podem ser aumentados aos poucos e normalizados após 30 dias;

• Evite o uso de capacete nos três primeiros meses pós cirurgia;

 

 

Dr.Thiago Bianco -  médico expert em transplantes capilares – Pioneiro na técnica FUE (Follicular Unit Excision), Bianco é um dos maiores especialistas em giga sessões com densidade extrema, tornando-se conhecido mundialmente por suas cirurgias. Dr. Thiago Bianco foi graduado em medicina em 2006, e especializou-se em cirurgia geral e trauma, além de direcionar sua carreira para a área de implante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction)

https://www.thiagobianco.com.br    

Instagram: @thiagobiancoleal

https://www.instagram.com/thiagobiancoleal/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados