Pesquisar no Blog

domingo, 5 de dezembro de 2021

Busca por saúde mental e bem-estar aumentam procura por extratos botânicos e bebidas funcionais no Brasil/México

Estudo revela que a pandemia estimulou a mudança no comportamento de compra do consumidor brasileiro/mexicano que passou a buscar produtos com sabores e ingredientes naturais

 

As mudanças de consumo observadas no último ano devido à pandemia estão diretamente ligadas à busca por produtos que ofereçam um espectro mais amplo de saúde, não apenas física, mas também emocional e mental. Os sabores botânicos, por exemplo, estão entre os ingredientes preferidos pelos consumidores, atraindo mais de 97% das pessoas globalmente, segundo pesquisa feita pela Kerry, empresa líder em Taste & Nutrition. Aromas obtidos pela botânica ou biologia vegetal - estudo científico da vida das plantas e algas - têm sido usados há séculos e atualmente são amplamente utilizados em uma variedade de alimentos e bebidas. Só entre 2017 e 2020, 46% das bebidas em todo o mundo continham extratos botânicos, e a expectativa é que em 2025 o mercado global do setor atinja quase US$ 1.5 bilhões.

A pesquisa "Estado de Espírito - Revelando a relação pessoal e emocional dos consumidores com os botânicos" da Kerry revelou que o sabor e aroma de extratos botânicos podem gerar diversas emoções nos consumidores. Foram consultados mais de 6.500 consumidores em 12 países da América Latina, América do Norte, Europa, Ásia Pacífico e África que avaliaram mais de 55 botânicos e outras plantas. O objetivo da pesquisa foi descobrir a psicologia por trás das preferências botânicas, e os benefícios que consumidores podem ter no consumo de alimentos e bebidas à base de plantas e vegetais, tendo examinado 44 emoções associadas aos extratos.

Foi considerada uma grande variedade de sabores e ingredientes, incluindo:

• Ervas, como hortelã, alecrim e tomilho;

• Raízes e cascas, como açafrão, canela e gengibre;

• Plantas e árvores, como aloe-vera/babosa, coqueiro;

• Flores, como rosa, camomila e hibisco.

O estudo mostra que os sabores botânicos se conectam com os consumidores em um nível altamente positivo, além do sabor e do aroma. Os participantes também identificaram os produtos como sendo ‘’energéticos’’, interessantes, úteis, confiáveis e seguros:

• Energia: gengibre, guaraná, ginseng;

• Paz: lavanda, flor de cerejeira, jasmim;

• Emoção: maracujá, cúrcuma, guaraná;

• Diversão: framboesa, mirtilo, maracujá;

• Cuidado: rosa mosqueta, lavanda, madressilva;

• Sofisticação: açafrão, bergamota, mel.


Dos entrevistados, 92% consideram "totalmente natural" um atributo muito importante para os botânicos, uma vez que trazem uma conotação 'da natureza' e livre de químicos devido a sua composição natural derivada de plantas.

Além dos sabores botânicos, foi identificada uma demanda por produtos que apoiem, de alguma forma, o bem-estar mental e o humor dos consumidores. De acordo com a Innova Consumer Insights, COVID-19 Survey 2020 houve uma mudança de interesse nos consumidores, que está diretamente ligada a busca por produtos que lhes deem um espectro mais amplo de saúde, não apenas física, mas também emocional e mental. Dos brasileiros questionados, 21% afirmaram que durante a pandemia de Covid-19, passaram a fazer escolhas mais saudáveis e a comprar mais suplementos botânicos.



Kerry - líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition para os mercados de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos.



Fontes:

[1] Kerry Global Consumer Survey: Estado de Espírito Botânico - Revelando a relação pessoal e emocional dos consumidores com os botânicos (2021)

2 Kerry Global Consumer Survey on Immune Health - Saúde Digestiva e Imunidade, 2019

[3] GlobalData, TrendSights Overview: Saúde e bem-estar, agosto de 2018

Innova Consumer Insights, COVID-19 Survey 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados