Levantamento
realizado pela companhia leva em consideração o período de 25 a 29 de novembro
Realizada na última sexta-feira (26), a Black
Friday registrou um crescimento de 131,54% no número de fraudes evitadas no
e-commerce brasileiro, em comparação com o ano anterior. Os números configuram
um aumento de 51.553 pedidos potencialmente fraudulentos em 2020 para 119.318
neste ano. Em termos financeiros, foram R$ 125,8 milhões em fraudes evitadas no
varejo virtual em 2021, contra R$ 70,3 milhões no ano anterior – crescimento de
78,93%.
Os dados são do estudo realizado pela ClearSale,
empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como
e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período
analisado no comparativo é o de 25 a 29 de novembro.
Na análise do período entre 25 e 28 de novembro, no
top 5 segmentos que geraram, respectivamente, maior índice percentual de
fraudes evitadas neste ano estão: Automotivo, Ar-Condicionado, Ferramentas,
Celular e Eletrônicos. Não muito diferente, em 2020 os responsáveis pela
categoria foram: Celular, Eletrônicos, Automotivo, Ar-Condicionado e
Informática. Além disso, na Cyber Monday, que ocorreu nesta segunda-feira (29),
Eletrônicos, Celular, Bebidas, Automotivo e Ferramentas ocuparam a lista dos
segmentos que tiveram o maior número de tentativas de fraudes este ano.
Em estudo pelo valor dos produtos, as categorias
com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos,
Automotivo, Ar-Condicionado, Celular e Ferramentas. Enquanto no ano de 2020 a
categoria foi composta por: Eletrônicos, Celular, Informática, Automotivo e
Bebidas. Este ano, os segmentos de Eletrônicos, Automotivo, Bebidas, Celular e
Ar-Condicionado apareceram na lista dos produtos de maior valoração com risco
de fraudes na Cyber Monday.
Neste ano, também foram realizadas análises em
outros segmentos no período da Black Friday e Cyber Monday. No mercado
financeiro, por exemplo, o acumulado entre as datas, trouxe mais de 586 mil
propostas (divididas entre crédito, aberturas de contas online, emissão de
cartões etc), um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado,
com queda de 25% nas tentativas de fraude. Já em Telecom, houve um decréscimo
com relação à quantidade de pedidos em cerca de 11%, o que impactou diretamente
na tentativa de fraude evitada, que saiu de quase 7 mil em 2020 para pouco mais
de 2.200 em 2021.
“Devido ao contexto de pandemia e isolamento
social, as plataformas digitais estão sendo cada vez mais procuradas pelos
brasileiros na hora das compras. No entanto, é importante se atentar aos
criminosos que identificaram esse cenário como oportunidade para tentar fraudar
as transações, principalmente na Black Friday, que muitas promoções são
ofertadas e geram um tráfego de pessoas ainda maior”, comenta Omar Jarouche,
Diretor de Marketing e Soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário