Startups
de diferente segmentos auxiliam em metas comuns como organizar as finanças, ser
mais saudável e viajar mais
A virada de ano é
sempre um momento reflexivo sobre o que queremos mudar na nossa rotina, ou algo
que desejamos resolver ou conquistar. Economizar, viajar e ser mais saudável
são alguns dos tópicos mais comuns da lista de resoluções de ano novo.
Estabelecer resoluções
ao fim de cada ano é praticamente um ritual unânime e milenar. Essa tradição
existe há mais de 4 mil anos. Os antigos babilônios faziam promessas aos deuses
quando o ano iniciava. Há registros do costume se repetir em Roma, e existem
alguns paralelos religiosos no início do Cristianismo e Judaísmo, quando
adoradores procuravam melhorar a si mesmos anualmente.
Hoje, podemos dizer
que está bem mais fácil de resolver algumas das promessas que fazemos nessa
época. A tecnologia, que otimiza nosso dia a dia, também colabora com a lista
de ano novo. Aplicativos e startups de diferentes segmentos encurtam caminhos e
agilizam soluções.
Garimpamos sete serviços que vão ajudar a ter mais motivos para comemorar ao final de 2022:
• Organizar as
finanças e deixar as contas no azul
Ter uma boa relação
com o dinheiro é extremamente necessário para atingir grandes sonhos, como
viajar ou comprar um imóvel. Afinal é necessário se planejar e poupar para
tirar os planos do papel. Além disso, problemas financeiros podem acarretar em
estresse e doenças. Henrique Soares, CEO e cofundador da Pilla, explica que cuidar das finanças precisa se tornar um
hábito parte da rotina. A Pilla é uma fintech que trabalha em conjunto com o
time de recursos humanos das empresas para melhorar a vida financeira dos
colaboradores. Para atingir esse objetivo a startup analisa a situação
financeira de cada colaborador, garantindo que ele receba uma educação
financeira personalizada e com a indicação dos produtos mais adequados às suas
necessidades.
• Cuidar do sorriso
Além de melhorar o dia
das pessoas, o simples ato de sorrir tem efeito positivo na saúde psicológica.
O sorriso colabora na liberação da endorfina, hormônio associado ao bem estar
que é liberado a partir do movimento dos músculos do rosto. Porém, muitas
pessoas se sentem inseguras para revelar seus sorrisos por terem algum tipo de
má oclusão dos dentes. Segundo pesquisa realizada com os pacientes da SouSmile, startup brasileira de alinhadores dentais
invisíveis, 74% relataram melhora na autoconfiança com o uso do alinhador
dental que substitui o aparelho fixo para casos simples a moderado. A SouSmile
tem como missão entregar saúde e bem-estar por meio de sorriso. Para isso, a
empresa oferece atendimento humanizado em clínicas próprias e parceiras em 42
localidades, em 35 cidades diferentes, a um preço acessível.
• Viajar mais
Associar felicidade à
viagem é algo comum devido à sensação positiva que essa experiência pode
proporcionar. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa publicada no Journal of
Hospitality and Tourism Management (2019). E com a evolução da vacinação pelo
mundo, o Hurb, maior plataforma de viagens online do Brasil, tem
criado ofertas e pacotes para destinos nacionais e internacionais com o intuito
de proporcionar esses momentos felizes aos brasileiros, "quebrando suas
rotinas". Segundo Ionã Oliveira, Head de Design e Growth do Hurb, "o
foco nesse momento é proporcionar a melhor experiência ao usuário, otimizando
as viagens por meio da nossa plataforma". O novo cenário traz mais
esperança e aumenta a possibilidade de planejar viagens, devolvendo às pessoas
a sensação de felicidade a longo prazo.
• Tirar do papel o
sonho de criar conteúdo para internet
Trabalhar como criador
de conteúdo não é fácil. Exige tempo de dedicação para buscar inspiração, criar
e acompanhar as novidades de cada plataforma. Com a ascensão da Creator
Economy e a possibilidade de criar conteúdo relevante sobre diferentes
temas, trabalhar como um creator se tornou desejo de muitos. Para
auxiliar quem quer começar e até quem já deu início nesta trajetória, Leo
Soltz, CEO da One Big Media, mediatech especializada em desenvolver e impulsionar
creators, explica que é necessário encontrar o seu objetivo com o conteúdo que
irá produzir, qual nicho quer atingir e de que forma poderá se destacar.
"Parece fácil ser um creator. Mas não é bem assim. O sucesso dos creator
exige inspiração, mas claro, muita transpiração também. Por isso é necessário
ser original, manter constância, ser ágil e apaixonado pelo que faz",
explica. No modelo de negócios da One Big Media, a empresa se torna sócia dos
canais de creators. A startup possui hoje em seu portfólio mais de 100 canais
de diversas verticais, nas principais plataformas, com ênfase no Youtube e
Kwai. Um time de especialistas se dedica a impulsioná-los em métricas e
metadados e ainda ajudá-los na profissionalização dos conteúdos e co criação,
ao mesmo tempo em que oportuniza espaços para campanhas e projetos especiais,
sob medida de branded content para marcas nacionais, atingindo assim uma
audiência qualificada e de interesse - cobrindo as duas pontas desta jornada.
• Expandir capacitação
Conhecimento sempre é
um bom investimento e estudar sobre novas áreas ou se especializar podem
auxiliar a conseguir destaque na carreira. O mercado de trabalho na área de
tecnologia, por exemplo, teve um grande aquecimento nos últimos anos e hoje
faltam talentos para preencher as vagas em aberto. De acordo com relatório da
Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o
setor de Tecnologia da Informação (TI) demandará cerca de 420 mil profissionais
até 2024. A CESAR School é uma escola de inovação que oferece cursos livres,
além de graduação e pós, e formações em tecnologia e design que abordam além
das questões técnicas, as soft skills necessárias para os alunos se destacarem.
• Praticar exercícios
físicos e manter uma rotina de bem-estar
Há uma tendência muito
positiva no modelo de comportamento das pessoas, que estão cada vez mais
preocupadas com o bem-estar completo, combinando experiências online e
presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde, além de encontram-se
cada vez mais encorajadas a cuidar proativamente de si mesmas, em todos os
âmbitos - físico, mental e emocional. Desde março de 2020, o Gympass, plataforma completa de bem-estar corporativo que
estimula todas as formas de atividades de forma individual e tem como missão
tornar o bem-estar algo universal, para que todos possam se sentir felizes e
saudáveis, contabilizou mais de 5 milhões de utilizações de suas ofertas
digitais, reforçando que o futuro do bem-estar é híbrido e as soluções digitais
são complementares e não substitutas.
• Começar a investir
ou diversificar os investimentos
Quem nunca investiu
tem receio em começar, por não saber o melhor caminho e também achar que não
tem dinheiro suficiente para isso. Quem já investe, está sempre buscando
melhorar a carteira. Para ambos os perfis, a dica primordial é buscar
conhecimento. E a melhor forma de fazer isso é através de conversas com quem já
investe, e de conteúdos de qualidade que forneçam explicações claras, simples e
confiáveis sobre o mercado financeiro. Além disso, diferente do que muitos
podem pensar, não é preciso juntar grandes montantes para começar a investir.
Ruben Guerrero, CEO e cofundador da SproutFi, explica que com apenas um dólar é possível investir
até em ações na bolsa nos Estados Unidos. Foi justamente para trazer essa
democratização do acesso aos investimentos e incentivar a educação financeira
na América Latina que Guerrero criou a SproutFi. A plataforma é a primeira rede
social de investimentos da América Latina em ações, fundos e ETFs nos EUA. No
aplicativo, os usuários compartilham ideias e conteúdos educativos sobre o
universo dos investimentos. A rede conta com especialistas e investidores
pessoa física de diferentes níveis - de iniciantes a avançados - que, todo dia,
postam suas opiniões e dúvidas em relação a diversos temas, como mercado de
ações, criptomoedas, renda fixa e vários outros produtos que atendem à
diversidade de perfis reunidos na comunidade online. Assim, o conhecimento é
compartilhado, e mais pessoas podem descobrir produtos que atendam aos seus
objetivos financeiros, aprendendo a alocar os recursos da melhor maneira.
• Ampliar conhecimento
Buscar
conhecimento sobre um novo assunto/tema foi uma das principais motivações para
procura de cursos online em 2021, segundo pesquisa inédita elaborada pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder em produtos
digitais, em parceria com a Box1824. E, seja para mudar de carreira, aumentar a
renda atual ou gerar nova fonte, a Hotmart se destaca por concentrar
ferramentas e soluções que ajudam criadores de conteúdo e usuários ir atrás de
seus sonhos por meio de conteúdos de diversos temas e formatos (ebooks,
workshops, podcasts, webinars e outros), e aprender mais sobre tópicos de
interesse ou aumentar conhecimento, seja por música, desenho, culinária,
astrologia, cuidados com a saúde, dentre os mais de 490 mil produtos
cadastrados, disponíveis na plataforma para mais de 188 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário