Empresários da região Nordeste são os mais otimistas e 72,3% estão com grandes expectativas de faturamento
Após
o grande impacto causado pela pandemia da Covid-19, uma pesquisa realizada pela
Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, pequenas e médias
empresas, revelou que 7 em cada 10 empreendedores do setor de comércio
acreditam que as vendas de Natal deste ano serão melhores do que em 2020, ou
seja, 69,6% apostam no melhor faturamento de seus negócios durante o período.
Inclusive, 52,8% das empresas pretendem manter os preços praticados hoje. Com
relação as regiões brasileiras, os empresários do Nordeste são os mais
otimistas. 72,3% creem na melhoria das vendas, seguido da região Sudeste
(62,6%), Norte, Centro-Oeste (62,5%) e Sul (60,7%). Confira no gráfico abaixo
os dados completos sobre a expectativa de faturamento dos setores brasileiros:
De
acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital
da Serasa Experian, Cleber Genero, mesmo com um longo período difícil
enfrentado pelas empresas, muitas souberam se reinventar na
pandemia e devem aproveitar as grandes datas do comércio para
recuperarem o caixa. “Com o avanço da vacinação e as pessoas voltando a
circular com maior frequência, os empresários estão resgatando certa confiança
e, de fato, precisam apostar no aumento das
vendas, especialmente o Natal. Teremos nos próximos meses um bom
termômetro para avaliar com mais eficiência a retomada das empresas
de menor porte em 2022”, diz o executivo.
Expectativa de vendas por porte
O levantamento mostrou que durante o período do Natal as empresas de pequeno porte
são as que mais estão com boas expectativas de faturamento (68,6%), seguidas
pelas microempresas (63,5%) e as de médio porte (62,4%). Confira na tabela
abaixo todos os detalhes:
Ainda
de acordo com o índice, 61% dos empreendedores de todos os portes estão
confiantes que mesmo após o Natal as vendas seguirão em alta e com esta
expectativa de melhora, 82,3% das MPMEs pretendem ou já contrataram novos
funcionários para atender a demanda esperada até o fim do ano, além disso devem
mantê-los em suas posições mesmo depois desse período. Veja mais informações
nas tabelas abaixo:
Segundo
o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as vendas durante o período do
Natal podem ser um grande incentivo para a retomada econômica no cenário pós
pandemia. “Em 2020 tanto a população quanto as empresas estavam cautelosas. As
pessoas deixaram de comprar, pois não sabiam como seriam os próximos meses e
consequentemente as empresas deixaram de faturar. Mas, após meses de incertezas
já é possível voltar a planejar. O Natal pode ser o ponta pé inicial para esse
movimento positivo na economia. A grande expectativa de voltar a crescer está
tomando conta dos empresários, por isso já é possível fazer planos para o
futuro e planejar contratações após um período alto de demissões em 2020”.
Metodologia
A pesquisa da Serasa Experian realizada em setembro de 2021 entrevistou 551
executivos de micro, pequenas e médias empresas em todo o país, que atendem
consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram representantes dos
segmentos de Serviços, Comércio Varejista, Comércio Atacadista e Indústria.
Serasa Experian
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