Estudo da SBVC mostra que Descontos/Promoções (66%) nas lojas físicas e Frete Grátis (89%) no varejo online são os recursos mais buscados pelos clientes
Alavancas promocionais que proporcionam fidelização do consumidor vêm tendo uma grande expansão no pós-Covid. De acordo com a edição 2021 do estudo “Alavancas Promocionais – na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), com patrocínio da Dotz, uma empresa de tecnologia com amplo conhecimento do consumidor e parceria com a Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, a adoção de alavancas promocionais foi acelerada pela pandemia: 80% dos consumidores afirmam ter aumentado o uso de alavancas promocionais em suas compras online e em lojas físicas.
Descontos/Promoções (66%), Cashback (59%)
e Programa de Pontos (45%) são as principais iniciativas promocionais
utilizadas pelo consumidor nas lojas físicas. Na comparação com a edição 2020
do estudo, o Cashback ganhou 11 pontos percentuais de participação e se
tornou a segunda alavanca mais utilizada pelos clientes. “Descontos/Promoções, Cashback e Programas
de
Pontos se tornaram as alavancas mais procuradas pelos clientes em
um momento de aumento da insegurança e do nível de desemprego. Os consumidores
passaram a valorizar mais recursos que trouxessem benefícios diretos, seja
gastando menos, seja tendo de volta uma parte do valor da compra, ou mesmo
usando seu saldo de pontos para suprir parte de seu orçamento”, analisa Eduardo
Terra, presidente da SBVC.
Descontos/Promoções é alavanca promocional mais utilizada pelos consumidores, 80% a utilizam e 100% das empresas varejistas entrevistadas oferecem esta alavanca para seus clientes. “A Covid-19 acelerou a transformação digital do varejo e a adoção de novos hábitos pelos consumidores. É cada vez mais importante que as empresas entendam os seus consumidores e conectem as alavancas promocionais oferecidas a seus novos hábitos”, afirma Terra.
O estudo, que fez uma radiografia das
principais alavancas promocionais utilizadas por consumidores e varejistas,
mostra que o uso dessas ferramentas gera fidelização dos clientes. Nas lojas
físicas, 67% das empresas aumentaram sua base de consumidores fiéis em mais de
5% com Programas de Pontos da loja. Já no digital, 67% das empresas tiveram
alta de mais de 10% em sua base de consumidores fiéis com o uso de Cashback.
O estudo também mostra que os Descontos/Promoções
são as alavancas de maior impacto no faturamento bruto das empresas: eles
tiveram um impacto bruto de 6% sobre o faturamento do varejo, mas, com uma
recomposição de 41% feita pela indústria, tiveram um impacto líquido de 3,54%.
Os Programas de Pontos da loja, por sua vez, tiveram um impacto líquido de
1,74% sobre o faturamento e o Cashback, de 0,66%. “O varejo pode usar
as alavancas de forma estratégica, tanto para estimular a recorrência dos
consumidores quanto para encontrar formas de investimento promocional que
tragam um uso mais eficiente da verba de marketing”, acrescenta o
presidente da SBVC.
Metodologia
O estudo ouviu empresas de 5 segmentos do varejo nacional
(Drogarias e Perfumarias, Foodservice, Livrarias e Papelarias,
Super/Hiper/Atacarejo e Conveniência, e Outros), em uma amostra composta na
maioria por grandes varejistas, com faturamento acima de R$ 1 bilhão anual.
Também foram entrevistados 1078 consumidores em todo o País, dos quais 90%
compram online e 10% realizaram suas primeiras compras durante o período de
isolamento social.
A íntegra do estudo está disponível no
site da SBVC:
https://sbvc.com.br/estudo-2a-edicao-alavancas-promocionais-no-varejo-brasileiro-2021-sbvc/
Dotz Inc.
Toluna
Nenhum comentário:
Postar um comentário