Algumas plantas se
adaptam melhor a ambientes fechados, mesmo assim, precisam de cuidados
especiaisistock
Muitas pessoas têm o desejo de possuir uma área verde na sua residência. Por isso, os jardins pequenos vêm tomando espaço na área de decoração e paisagismo. Para quem mora em apartamento e sonha em cultivar plantas, saiba que existem maneiras de manter um pomar, mesmo com pouco espaço.
Quando se compra um apartamento em leilão de imóveis ou em imobiliárias, fica mais fácil tomar a atitude de cultivar um cantinho verde, mas, se o local for alugado, é necessário consultar o proprietário antes. Verifique se há espaço suficiente e, caso seja necessário furar alguma parede, consulte a imobiliária para evitar problemas futuros.
Para iniciar o projeto, é preciso ter em mente quais plantas irá utilizar. É recomendável não misturar muitos tipos de flores e folhagens, para não estragar a sensação de equilíbrio do ambiente. Outro item importante é ver o tamanho das plantas, para que se adequem ao espaço. Utilizar pedrinhas e gramado como piso é uma boa opção para ter um jardim bonito e limpo.
Para os móveis de jardim, utilize poucos acessórios e com linhas simples. Um par de poltronas, uma mesa pequena, banco com almofadas ou até aqueles colchões tipo futton são suficientes. Nada de carregar muito o ambiente, pois essa não é a proposta para o jardim. Utilizar vasos para decorar o local e para quem mora em apartamento é a maneira mais prática de conservar um jardim.
Em apartamentos, devido à falta de quintal, parece um pouco impossível ter um espaço como esse. Mas, se você tem uma sacada, uma escada, uma parede esquecida ou até mesmo alguma parte da casa que funcione bem como um jardim de inverno, basta transformá-lo.
Em paredes e sacadas, você pode montar seu próprio jardim vertical, que está em alta e não precisa de muito espaço. Eles são adaptáveis e você pode escolher plantas que não precisem de tanta luz solar.
Uma dica importante é escolher as plantas conforme a incidência solar, para ter como montar seu jardim de maneira que ele sobreviva. Escolha plantas e flores que se adaptem bem à luz recebida na sua varanda ou no espaço escolhido e que tenham um porte adequado para o ambiente.
Você também pode optar por plantas que precisem de muita água, ou seja, precisam ser regadas diariamente, como o orégano e a hortelã. Ou escolher algumas que gostam menos de água, como a lavanda e a salsinha. O segredo é plantá-las separadamente, cada uma em um vaso/recipiente.
Você
pode usar terra normal e misturar um pouco de areia para que fique um pouco
mais leve e as raízes se desenvolvam com mais facilidade. Porém algo que não
pode faltar é o adubo. É ele que vai nutrir suas plantas; portanto, utilize
húmus de minhoca ou esterco, para garantir que suas plantas cresçam saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário