Pesquisar no Blog

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Como fazer jejum intermitente de forma simples

Você conhece alguém que já tentou fazer jejum intermitente para emagrecer? Nos últimos anos, muitas pessoas têm adotado essa técnica de não se alimentar durante algumas horas do dia. Para entender o que exatamente ela consiste e como fazer jejum intermitente, a equipe de nutrição da Eurekka fala sobre o tema.

Talvez você esteja se perguntando: fazer jejum realmente vale a pena? Na verdade, essa estratégia pode ser útil para algumas pessoas, mas não serve para todo mundo.


O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente é um método que alterna um período de alimentação com um tempo sem comer nada. Por exemplo: imagine que você jantou às 20 horas. Em um protocolo de jejum, iria se alimentar de novo só ao meio-dia do dia seguinte.

Algumas pessoas aderem à essa prática por conta das reações que ela causa no corpo. Dependendo do seu objetivo ao controlar a alimentação, essa estratégia pode te ajudar. A seguir você vai entender mais sobre como o jejum funciona e em quais casos ele se encaixa bem.


Pode beber durante o jejum?

Durante o jejum, você pode (e deve) continuar consumindo líquidos, em especial a água. É vital se manter bem hidratado! Além disso, você também pode consumir café e chás, desde que não tenham açúcar ou adoçante.

A ingestão de líquidos pode, inclusive, ajudar a disfarçar a fome que vai surgir. Nos primeiros dias de jejum você provavelmente vai ter dificuldade e muita fome e, por isso, beber pode ser uma forma de resistir melhor nessa fase.


Que alimentos quebram o jejum?

A partir do momento que você ingerir algum alimento, estará consumindo calorias. Então, estará quebrando o jejum. Por isso, se você passar um tempo em jejum, é bom escolher alimentos leves e nutritivos quando for se alimentar. Assim, evita sentir qualquer desconforto e também ajuda na sua saúde.


Jejum metabólico x jejum de calorias

No jejum de calorias, a regra é não comer nenhum alimento. Assim, só é permitido beber água e líquidos que não tenham calorias. Porém, existe também o "jejum metabólico". Nele, se ingerem alimentos com pouco ou nenhum carboidrato e ricos em gordura. Por exemplo: azeite, óleo de coco, nata ou creme de leite. No jejum metabólico, você pode acabar consumindo um excesso de gorduras saturadas, correndo o risco de ganhar peso. Além disso, o método mais estudado é o jejum de calorias.


Benefícios do jejum

Hoje já existem estudos que mostram possíveis benefícios do jejum para a saúde. No entanto, precisamos lembrar que podemos obter esses mesmos benefícios a partir de uma dieta saudável , com uma leve redução na quantidade de calorias.

Por reduzir o consumo de calorias, o jejum ajuda na perda de peso, pois o corpo começa a usar a gordura como fonte de energia. Dessa forma, pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue, o colesterol e os triglicerídeos. Assim, diminui a resistência à insulina e o risco de doenças cardíacas.

Mesmo passando mais tempo sem se alimentar, algumas pessoas sentem menos fome e mais disposição ao longo do dia. Porém, esse efeito varia bastante, de acordo com cada pessoa. Por isso, caso decida aderir a essa prática, preste bastante atenção em como você está reagindo.


Para quem o jejum intermitente é indicado?

Esse método pode ser indicado para quem deseja emagrecer, pois ajuda a consumir menos calorias em um curto espaço de tempo. Além disso, pode ser uma forma de seguir a dieta com mais facilidade, caso você se sinta bem com esse tempo em jejum. Porém tenha sempre em mente que é uma grande mudança na sua rotina de alimentação. Sendo assim, tenha certeza de acompanhar o seu bem-estar e cuidar da sua saúde ao longo do processo.


Quantas horas posso ficar sem comer?

De forma geral, é bom evitar jejuns muito longos. Ou seja, mais de 20 horas ou mais de 3 vezes na semana. Da mesma forma, também não é indicado seguir o jejum intermitente por mais de 2 meses. Nesse caso, podem faltar vitaminas ou minerais importantes para o organismo. O risco de anemia aumenta, a imunidade fica prejudicada e pode ocorrer a perda de massa magra. Lembre-se que o alimento é a principal fonte de energia e vitaminas do ser humano, por isso períodos de jejum muito longos podem ter mais efeitos negativos do que positivos.


Todo mundo pode fazer jejum?

O jejum não é indicado para todas as pessoas. Afinal, nem todos se adaptam com um longo tempo sem se alimentar e podem ter efeitos ruins a partir disso. Se você está na dúvida se pode fazer jejum, é sempre uma boa ideia buscar a orientação do seu médico ou nutricionista.


Dicas para começar a fazer jejum

Em primeiro lugar, é vital avaliar se o jejum será mesmo positivo para você. Lembre que essa é só uma de muitas estratégias para o emagrecimento, e outras têm os mesmos benefícios. Dessa forma, você pode observar o seu corpo e os sinais que ele lhe traz. Para isso, você pode começar aos poucos, evitando jejuns muito prolongados no início.

Outra dica é prestar atenção na sua fome e na sua saciedade ao longo do dia. Assim, você evita se alimentar sem ter fome de fato. E também não irá comer em excesso na sua janela de alimentação.

Além disso, o planejamento é essencial para organizar as refeições e os períodos de jejum. Assim, você pode fazer exercícios e atividades que precisam de mais concentração quando sentir mais energia. Por fim, não pense só no tempo de jejum, mas também na qualidade da sua alimentação. Não esqueça de escolher alimentos saudáveis quando fizer suas refeições!

 


Eureka - hub de startups e scale-ups focado em saúde e bem-estar com forte atuação em psicoterapia e medicina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados