Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

No Dia Mundial do Pão, confira seis dicas para fazer a receita em casa

Como fazer o pão perfeito (Foto: Divulgação/Chef Léo Oliveira)
Chef Léo Oliveira explica como fazer um pão de padaria em casa

 

Considerado um dos alimentos mais antigos e populares do mundo, o pão está presente na maioria das mesas ao redor do mundo. Em 2000, a União Internacional de Padeiros e Afins instituiu o dia 16 de outubro para ser comemorado o Dia Mundial do Pão, como forma de homenagear esse alimento que é unânime entre os brasileiros e é encontrado em diversas formas: pão francês, pão caseiro, pão de forma, pão doce etc. Pensando na data, a Chef Léo Oliveira reuniu algumas dicas para fazer uma receita perfeita e ter seu pão saindo quentinho do forno com sabor de padaria diretamente da sua casa.

Dica 1 - A preparação precisa ser feita com calma
Uma das principais dicas para se obter sucesso na sua receita é o tempo. "São várias etapas a seguir desde o início da separação dos ingredientes até o pão assar. E todas elas são fundamentais para um bom resultado final. Para que um pão tenha qualidade, ele precisa de tempo, precisa fermentar devagar", explica a Chef Léo Oliveira.

Dica 2 - Usar a quantidade certa de ingredientes
A receita precisa ter seus ingredientes balanceados entre as quantidades e proporções, para que o pão saia fofinho e não desande. Por exemplo, se for colocado fermento além do necessário, o pão vai encher de ar e continuar fermentando além do tempo correto. o erro pode causar até má digestão após o consumo.

Dica 3 - Preste atenção na hidratação da massa
O segredo do pão perfeito está também ligado à sua hidratação, quanto mais hidratada a massa estiver, maiores são as chances do resultado ser satisfatório. "Ao contrário do que muitos pensam é a água que dá o ponto no pão e não a farinha. A hidratação correta da massa é fundamental, uma massa muito seca não desenvolve muito bem a fermentação e pode ser a causa de o pão ficar muito duro", explica a chef.

Dica 4 - É preciso sovar a massa de maneira eficaz
Para muitas pessoas, a dificuldade em fazer uma receita caseira está em sovar a massa para que ela fique bem estruturada e os ingredientes sejam bem misturados. De acordo com a Chef Léo Oliveira, não há segredos para sovar a massa, a importância está em fazer movimentos firmes e constantes.
"O ponto principal que devemos nos preocupar é se a massa está aquecida demais, por isso sempre trabalhamos nas padarias com águas geladas, ao contrário do que muitas pessoas fazem em casa, colocando água aquecida para o fermento agir rapidamente. Isto não é bom, pois enquanto estamos sovando a massa não queremos que ela fermente, deixaremos ela fermentar apenas quando já estiver na hora da fermentação", completa a Chef.

Dica 5 - Escolha a farinha ideal para a sua receita
Uma grande dúvida de quem se arrisca na hora de fazer uma receita caseira, é na hora de escolher a farinha perfeita para a sua receita. "A melhor farinha para pães é a farinha mais forte com alto teor de glúten. O glúten é basicamente composto por proteínas, por isso dizemos que quanto mais proteína tem na farinha mais forte ela é". No Brasil, encontramos somente duas classificações de farinha, a tipo 1, 2 e a integral, porém, dificilmente é encontrada em mercados todas as classificações, "para ajudar na compra, procure uma farinha tipo 1, bem branquinha, e que tenha alguma foto de pães no rótulo, pois geralmente são mais indicadas", complementa Léo.

Dica 6 - A temperatura do ambiente pode ajudar na sua massa
Engana-se quem pensa que a receita perfeita depende apenas do tempo e de bons ingredientes. "A temperatura do ambiente influencia diretamente no crescimento da massa, 2 ou 3 graus a mais ou a menos podem alterar a velocidade da fermentação. O ideal é se atentar à quantidade de fermento que colocamos: se o tempo estiver muito quente vale a pena diminuir em 10% da quantidade de fermento da receita, e isto vale para aumentar se o tempo estiver muito frio", pontua a Chef Léo Oliveira.

O grande segredo de toda receita se encontra em um único detalhe: a prática. Por isso, para aprender a fazer a receita do pão ideal, aquele igual o da padaria (ou até melhor), o importante é repetir várias vezes. "Quando você fizer pão e as coisas estiverem erradas, lembre-se que nem sempre a culpa é da farinha. O certo ou errado pode estar relacionado com a qualidade da fermentação e da habilidade manual", finaliza a Chef Léo Oliveira.


 

Chef Léo Oliveira - Profissional de 53 anos, natural de São Paulo. Graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, com formação internacional em confeitaria artística e participou do curso de Cozinheiro Chef Internacional do Senac. Com mais de 30 anos de profissão, Léo começou na área da gastronomia ainda em casa, com uma fábrica de salgados. Com o sonho de ser empreendedora, a confeiteira deixou o buffet para se dedicar à confeitaria. Iniciou cursos profissionalizantes até ingressar como professora trainee em Panificação e Confeitaria no Senac, onde permaneceu por cinco anos. Com a sua bagagem de conhecimento e experiência, voltou a dar aulas em casa e em cursinhos até abrir seu canal no YouTube com o intuito de dividir suas receitas e técnicas. Hoje, seu canal conta com mais de 2,8 mi de inscritos. O canal é um sucesso e, por meio dele, a Chef Léo pretende abrir sua própria escola de confeitaria online, além do desejo de expandir internacionalmente.
https://chefleoliveira.com.br/
@chefleoliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados