Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Dia Mundial da Alimentação nos faz repensar como evitar desperdício de alimentos e ter uma dieta saudável


No próximo sábado acontece a campanha do Dia Mundial da Alimentação 2021 da FAO, que visa estimular sistemas agroalimentares mais eficientes a produzirem alimentos saudáveis e que acessíveis a todas as pessoas, ao mesmo tempo em que limitam os impactos ambientais e climáticos adversos. 

Em um país como o Brasil considerado um dos maiores produtores de alimentos do mundo uma pesquisa recente anunciou que 19,1 milhões de brasileiros estão passando fome. 

Dessa forma, toda a sociedade deve se mobilizar começando por governos e o setor privado. A sociedade por exemplo deve repensar sobre o consumo sustentável, preferindo alimentos nutritivos e evitando o desperdício e o descarte exagerado de alimentos. 

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) mais de 3 bilhões de pessoas, cerca de 40% da população mundial não podem pagar por uma dieta saudável. Enquanto quase 2 bilhões de pessoas estão com sobrepeso ou obesas devido a uma dieta pobre e estilo de vida sedentário. 

Mas você sabe o que incluir em uma dieta saudável evitando o desperdício de alimentos e o consumo consciente?

Segundo o médico nutricionista do Hospital de Clínicas do Ingá, Dr. Antônio Lack, o desperdício desnecessário de alimentos pode ser evitado.

“Alimentos como batatas, abobrinha, abóboras, cenoura entre outros não precisam ter suas cascas retiradas para fazer o seu consumo. Na maioria das preparações, podem simplesmente ser consumidos com as cascas. Se for consumido in natura (exemplo: cenoura ralada) basta higienizar bem a parte externa com solução clorada (lavar, mergulhar em solução clorada com uma colher de sopa de água sanitária por 10 a 15 minutos e enxaguar) e preparar como desejar”, explica. 

O nutricionista completa que cascas como de abóbora e batatas podem fazer chips.

“Para isso, basta descascar o alimento com descascador de legumes para que a casca fique da mesma espessura, colocar em forma untada, temperar a gosto, cerca de 5 a 10 minutos a 200°”, explica.

Segundo o médico, a casca da batata é rica em boro, zinco, fósforo e potássio, além de conter fibras. Já a casca da cenoura contém uma quantidade substancial do betacaroteno da mesma, além de fibras e vitaminas, juntamente com a casca da abobrinha e abóbora.O Caldo de ossos também é uma ótima alternativa para reposição vitamínica e suplementação mineral, pois a medula, ossos e tecido conjuntivo são ricos nos mesmos.

“Ossos de animais são ricos em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros minerais — inclusive, são os mesmos minerais necessários para desenvolver e fortalecer os seus próprios ossos”, afirma.

Isso porque o tecido conjuntivo traz a glucosamina e condroitina, compostos naturais encontrados na cartilagem que são conhecidos para ajudar na saúde das articulações. Já a medula fornece vitamina A, vitamina K2, minerais como zinco, boro, ferro, manganês e selênio, bem como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

“Todas estas condutas de reaproveitamento podem evitar que toneladas de alimentos nutritivos sejam desperdiçados além de melhorar a qualidade da alimentação”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados