Especialista
da 3778 fala sobre como as empresas devem estar atentas à saúde ocupacional dos
colaboradores
A pandemia do coronavírus restringiu a
circulação da população desde abril de 2020 e, com isso, 11% dos trabalhadores
ativos no país passaram a exercer suas atividades profissionais remotamente,
segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Há mais de um
ano em home office, algumas empresas já decretaram que manterão esse formato
mesmo após a retomada. Ainda assim, apesar de tanto tempo depois, algumas
pessoas ainda sofrem com os efeitos do isolamento corporativo.
Fora os problemas físicos, a falta de contato presencial com a equipe ou com
outros indivíduos pode ocasionar diversos efeitos na saúde emocional do
colaborador. Por isso é, extremamente, importante que líderes e liderados
tenham uma relação benéfica e que os gestores se mantenham atentos a sinais de
estresse, apatia e desânimo do grupo.
"É possível diminuir aflições e ansiedade adquiridas por alguns
colaboradores com estratégias. É importante expandirmos nosso olhar para além
da ergonomia, abrangendo também a saúde ocupacional e o bem-estar emocional da
equipe, oferecendo acolhimento e escuta adequada a essa pessoa", expõe a
Luciana Ribeiro, médica especializada em Direito do Trabalho e Gerente de
Growth do Grupo 3778.
De acordo com ela, é importante que os gestores das empresas fiquem atentos a
possíveis sinais que podem indicar desgaste mental dos funcionários, como
observar se a pessoa evita a todo custo ligar a câmera nas reuniões, se não
interage com a equipe, se tem semblante e/ou discurso de tristeza,
constantemente, e uma queda extrema na produtividade, por exemplo.
Confira abaixo oito dicas de como diminuir a ansiedade do funcionário no home
office e recomendações que podem melhorar esse quadro, separadas pela
especialista:
1. Mantenha uma rotina: Ter uma rotina é essencial para quem está no
home office. É importante ter um planejamento, respeitando os horários de
acordar, comer e dormir.
2. Organize o espaço: Estar em um ambiente iluminado, silencioso e
organizado, sempre que possível, também é fundamental para sua concentração.
3. Dê um tempo para si: Lembre-se de fazer pausas. Levante, dê uma
volta, se alongue, vá ao banheiro e beba água. Esses momentos ajudarão você a
manter a produtividade sem sobrecarregar.
4. Liste as prioridades: Organize as principais entregas do dia por
ordem de prioridade. Se preferir, faça uma lista elencando os materiais mais
importantes, que não poderão atrasar ou passar para outro dia e os resolva o
mais breve possível.
5. Check-in e Check-out: Estabeleça um horário para começar e finalizar
sua rotina profissional, como se, realmente, estivesse no escritório.
6. Dialogue com a gestão: Quando não se sentir bem, converse com seus
líderes sobre o que pode ser feito para melhorar. Dialogar e expor o que está se
passando, manter uma boa comunicação com seus gestores, é crucial.
7. Se aproxime da sua equipe: Troque com sua equipe, independentemente
do seu líder. Muitas vezes alguém pode estar passando pelas mesmas dores e
situações que você.
8. Pedir ajuda é sinônimo de força: Se ainda assim você sente que nada
disso está te ajudando a se sentir melhor, talvez seja o momento de buscar
ajuda com profissionais especializados. A terapia online, por exemplo, já é uma
realidade em muitas companhias, algo que está favorecendo a saúde mental e
emocional de muitos funcionários, com especialistas qualificados e segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário