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domingo, 18 de julho de 2021

O que é moda all sizes e por que essa tendência é a melhor alternativa de inclusão

Divulgação


Para aumentar representatividade, conceito visa quebra de paradigmas da indústria da moda

 

Estamos acostumados a pensar em moda e associá-la a corpos padrão: pessoas magras, altas e com um físico mais atlético. Nas redes sociais, televisão e indústria fashion, somos influenciados a usar o que a sociedade impõe, que, muitas vezes, não é o que queremos de fato. Nos últimos anos, esses paradigmas e estereótipos vêm sendo discutidos, e cada vez mais fala-se de uma moda que possa abranger todos os tamanhos: a all sizes.

 

De certa forma, todas as pessoas já sofreram algum tipo de pressão estética. As mulheres são as mais cobradas a se vestir, comportar e falar de forma preestabelecida. O conceito de moda all sizes é importante por ser um meio de buscar a quebra desses padrões, o aumento da representatividade na mídia e uma maior facilidade no acesso a roupas e acessórios para todas as pessoas.

 

A publicidade trata a figura feminina de forma estereotipada, criando um padrão normativo que foge da realidade da sociedade, em que temos pessoas diferentes, de corpos, raças e cabelos distintos. Essa falta de representatividade se faz presente ao analisarmos dados de um levantamento da Getty Images Visual GPS – empresa de banco de imagens –, feito em 2021, que mostrou que cerca de 57% das mulheres brasileiras não se sentem representadas na publicidade. 

 

Além de não ter um elo identitário com o que é veiculado na mídia, muitas mulheres são discriminadas apenas pela aparência física ou pela forma com que se vestem ou se comportam. A pesquisa mostra que 64% do público feminino já sentiu a discriminação. 

 

É a partir desse paralelo que a moda all sizes se faz tão essencial. Mais do que proporcionar peças e roupas que vão do PP ao XGG, esse movimento preza pelo empoderamento feminino e pela maior conscientização da sociedade, visando a diminuição do preconceito.

 

O papel da all sizes é reverter os padrões negativos da indústria fashion – dos manequins às etiquetas das roupas. Muitas marcas já estão buscando ampliar os produtos e trabalhar de forma mais exclusiva e abrangente para todos os tamanhos, até mesmo para as crianças, como, por exemplo, o body infantil personalizado. A grande importância é parar de rotular as pessoas e criar um cenário mais variado, inclusivo e representativo. 

 

Muitas figuras públicas e influencers já estão divulgando a moda all sizes em suas redes pessoais, porém ainda é necessário mostrar para todos os setores da sociedade a importância do conceito e ampliar o respeito ao outro, independentemente de suas características físicas.

 

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