Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Formação superior em profissões do futuro pode contribuir para rápida recolocação no mercado de trabalho

Semana da Educação reunirá especialistas de ensino e executivos de grandes empresas como Google, IBM e Magazine Luiza para abordarem tendências e instruções de carreira

 

O mercado de trabalho sofreu grandes impactos com os desafios impostos pela pandemia, que no Brasil já dura quase um ano e meio. Segundo dados divulgados em maio deste ano pelo IBGE, a taxa de desocupação atingiu o nível recorde de 14,7% no 1º trimestre de 2021, contabilizando 14,8 milhões de pessoas no país. "É a maior taxa e o maior contingente de desocupados de todos os trimestres da série histórica, iniciada em 2012", informou o instituto de pesquisa. Em um ano, quase 2 milhões de pessoas entraram nas estatísticas do desemprego.

Com a retomada gradual da economia e reabertura parcial do comércio, a expectativa é que, aos poucos, novas posições de emprego sejam abertas – mas como se destacar entre tantos concorrentes? De acordo com outra pesquisa do IBGE, lançada em 2019, o desemprego cai pela metade entre profissionais com diploma superior. A taxa de desocupação destes é de 5,6%, frente a 12,2% com formação em nível médio e 12,3% no fundamental. Outro fator a se considerar neste processo é a conquista de uma remuneração mais elevada. Um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e divulgada em 2017 aponta que a diferença de salário chega a 140% entre quem possui ensino superior completo versus quem tem apenas o ensino médio – o índice é um dos maiores do mundo.

Um dos motivos para isso é que apenas 15% da população nacional entre 25 e 64 anos concluiu algum curso em universidade segundo a mesma pesquisa da OCDE, até o ano do levantamento. O número representa menos da metade da média global, que é de 37%. Tendo em vista este cenário, especialistas de educação e executivos de grandes empresas se reunirão em evento digital para informar jovens entrantes no mercado de trabalho e debater assuntos como orientação vocacional, mentoria e tendências de mercado a partir do dia 20 deste mês. Flávia Silva, Diretora de Responsabilidade Social para a IBM na América Latina e Fillipo Madella, Gerente de engenharia de computação do Google para a América do Norte, apresentarão a palestra "Como iniciar e ter sucesso nas carreiras de tecnologia". No mesmo dia, "Profissões do futuro e tendências do mercado" serão abordados por Luiz Felipe Massad, Diretor de Gestão de Pessoas no Magazine Luiza, Cassia Cruz, Gerente de Educação do Senai São Paulo e Cláudia Hardagh, professora e pesquisadora visitante da Universidade Federal de São Paulo, Historiadora, Socióloga e Pedagoga.

No mesmo evento, Shirley Schneider, Co-fundadora e diretora do Instituto Joule, Felipe Flores, Gerente de Vendas da Google Cloud na América Latina e Analigia Martins, Diretora de marketing da Duolingo no Brasil, debaterão "Como um mentor pode te ajudar a alcançar a carreira dos seus sonhos". Por fim, Taís Bonilha, Diretora na Formades Treinamentos e Coaching Empresarial e Fabiana Balbino, Psicóloga Clínica e Educacional, falarão sobre "Orientação Vocacional - como acertar na escolha da profissão".

A Semana da Educação 2021 será o maior evento online e gratuito voltado para jovens que buscam orientações sobre educação e carreira, acontecerá de 20 a 23 de julho. A programação contará com palestras de 20 especialistas do setor, junto a executivos de grandes empresas como Google, IBM e Magazine Luiza, abordando assuntos como ENEM, orientação vocacional, mentoria, profissões do futuro, carreiras de tecnologia, formação internacional, entre outros. As discussões acontecerão em lives e serão transmitidas via Facebook, Youtube e Instagram. Na última edição, o evento recebeu quase 37 mil inscrições e teve mais de 218 mil acessos em suas transmissões. Este ano, os inscritos concorrerão a sorteio de tablets, smartphones, bolsas de estudo integrais para graduação, pós-graduação e extensão, curso preparatório para ENEM e bolsa integral para curso de Inglês.

Para conferir a programação completa e participar basta se inscrever gratuitamente em semanadaeducacao.org.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados