Postos reabrem neste sábado (24), para atendimentos que não podem ser feitos de forma remota pelos canais digitais
A partir das 9h desta sexta-feira, 23 de abril, o
Poupatempo disponibiliza, por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital, horários para quem
precisa realizar atendimento presencial. A reabertura dos postos começa no
sábado, dia 24, com serviços que não estão disponíveis nas plataformas
digitais, como emissão de RG, transferência interestadual e mudança na
característica de veículos, por exemplo.
Os demais, como renovação e a segunda via de CNH,
licenciamento e transferência de veículos, consulta de IPVA, Atestado de
Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho e seguro-desemprego, entre outros,
seguem mantidos no portal e app do programa. São mais de 130 opções online.
Para a reabertura, serão seguidos protocolos sanitários de prevenção à
Covid-19, como obrigatoriedade do uso de máscaras, medição de temperatura,
higienização das mãos com álcool em gel e dos calçados com tapete sanitizante,
além da redução na capacidade de atendimento, priorizando serviços que
necessitem da presença do cidadão para serem concluídos.
Até 30/04, durante a Fase de Transição, o horário de abertura das unidades será
diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 11h até o fechamento de cada
unidade, às 17h ou 19h, dependendo da cidade. No sábado (24), o atendimento
será das 11h às 13h, em todos os postos do Estado.
O diretor da Prodesp – empresa de tecnologia do Governo
de São Paulo que administra o Poupatempo -, Murilo Macedo, alerta a população a
procurar o atendimento presencial somente quando estritamente necessário, para
que haja horários disponíveis para situações emergenciais. “É importante
lembrar neste momento que o RG não possui validade e que o prazo para a
renovação da CNH está temporariamente suspenso, devido à pandemia. Por isso, o
Poupatempo recomenda ao cidadão que avalie a necessidade antes de agendar seu
horário e permita que o atendimento seja direcionado a quem depende do serviço
para ter acesso a programas sociais ou assistência hospitalar, por exemplo”,
explica.
Para auxiliar quem tem dúvidas sobre como realizar os serviços online,
incluindo o agendamento de data e horário, o portal do Poupatempo oferece
vídeos tutoriais e cartilhas orientativas, com o passo a passo das principais
solicitações.
Entre os órgãos que oferecem atendimento no portal e
app do Poupatempo, estão o Detran.SP, Instituto de Identificação (IIRGD),
Procon, CDHU, Sabesp, Cetesb, Tribunal Regional Eleitoral
(TRE-SP), Procuradoria Geral do Estado (PGE-SP), Receita Federal,
secretarias estaduais da Educação, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento
Econômico, Transportes Metropolitanos, Saúde e Comunicação, além de algumas prefeituras.
Para outras informações, o
cidadão pode escrever para o Fale Conosco, que recebe, analisa e responde as
solicitações em até seis dias úteis. O contato também está disponível no portal
www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital.
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