Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Governador do Amazonas reconhece apoio do Ministério da Saúde no enfrentamento à pandemia

Crise sanitária castigou o estado, sobretudo a capital, Manaus, afetada pelo grande número de casos e de óbitos por covid-19

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu o governador do Amazonas, Wilson Lima, para fazer um balanço sobre as ações promovidas pelo governo federal para auxiliar o estado a enfrentar a pandemia da covid-19. O estado foi fortemente afetado pelo grande número de casos e de óbitos em decorrência da doença. Acompanhado do secretário de Saúde do estado, Marcellus Campelo, o governador se encontrou com Queiroga nesta quinta-feira (22) na sede do ministério, em Brasília. 

Durante o encontro, Wilson Lima reconheceu o esforço do governo federal em ajudar a superar a crise pela qual o estado atravessou recentemente. "A vacinação avançou muito no Amazonas graças ao apoio do Ministério da Saúde. Se não fosse a ajuda do governo federal, certamente teríamos muito mais dificuldade em atravessar aquela situação", afirmou Lima. 

Para Queiroga, a crise sanitária ainda exige cautela, não apenas em solo amazonense, mas em todo o território nacional, sobretudo em face das novas variantes. 

O governo tem ajudado o estado em diversas frentes. Por meio de um esforço coletivo, que contou com a participação da iniciativa privada, o Amazonas conseguiu regularizar os estoques de oxigênio hospitalar, além de fornecer 38 miniusinas de produção do oxigênio, o suficiente para produzir 17 mil m³ do gás. 

Com o objetivo de melhorar a situação em todo o país, o Ministério da Saúde tem reforçado a adoção de medidas não farmacológicas, como a higiene das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social. A pasta também tem ampliado o diálogo para traçar uma disciplina nacional do transporte urbano. "Essas são medidas necessárias para que não tenhamos de fazer lockdown e, assim, proporcionar a retomada econômica", explicou Queiroga. 


VACINAÇÃO E RECURSOS

O Ministério da Saúde já repassou 1,3 milhão de doses de vacinas ao Amazonas, que foram essenciais para a redução do número de óbitos. Essas doses proporcionaram uma ampla cobertura da imunização de indígenas, no estado que tem uma das maiores populações de povos originais do Brasil. Em todo o país, 76% dos índios já receberam ao menos uma dose da vacina covid-19. 

Ao todo, o Amazonas recebeu R$ 452 milhões do governo federal para implementar ações de enfrentamento à pandemia.



Fernando Caixeta
Ministério da Saúde

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados