Uma verificação preventiva no automóvel é necessária para detectar e solucionar
problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes do
sistema de exaustão
Umicore
O outono chegou. Junto com a estação chegam também
dias mais secos, maior amplitude térmica e a conhecida mancha marrom no
horizonte das grandes cidades. Nessa época do ano, os gases tóxicos ficam
presos nas camadas mais baixas da atmosfera e, se já não bastasse a pandemia,
essas condições favorecem e agravam a incidência de doenças respiratórias e
alérgicas sazonais, como bronquite, rinite alérgica e irritação nos olhos. Com
isso, a Umicore, empresa especialista em tecnologias para controle de emissões
veiculares, destaca que manter o catalisador em perfeitas condições de
funcionamento é essencial para a melhora da qualidade do ar e da poluição.
Responsável pela conversão de até 98% dos gases nocivos em vapores inofensivos,
o catalisador é uma peça fundamental para reduzir a emissão de poluentes
produzidos por motores à combustão. Entenda melhor na tabela o efeito dos gases
expelidos pelo motor automotivo antes e depois da ação do componente:
Umicore
Gases |
Efeitos |
Após a catálise |
HC (Hidrocarbonetos) |
Causa irritação nas vias
respiratórias, anemia, leucemia e câncer pulmonar |
Transforma-se em vapor
d’água e gases inofensivos |
CO (Monóxido de Carbono) |
Causa asfixia sistêmica,
pneumonia e danos cerebrais |
Transforma-se em gás
carbônico (gás exalado ao respirarmos) |
NOx (Óxido de
Nitrogênio) |
Causa ardência nos olhos,
nariz e mucosas. Também provoca bronquite, enfisema, insuficiência
respiratória e até mutações genéticas |
Transforma-se em N2
(Nitrogênio), que representa 75% do ar que respiramos da atmosfera |
O3 (Oxidantes
fotoquímicos, Ozônio e Aldeídos) |
Causa irritação nos olhos,
garganta e infecções generalizadas |
São originadas das reações
fotoquímicas da luz solar com os poluentes: HC, CO, NOx |
Além do catalisador, é importante verificar outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor; e o sistema de alimentação de ar e combustível. “Não tem segredo, basta manter as revisões do veículo em dia. Isso garante uma melhor qualidade do ar, contribui para a durabilidade das peças, e evita o prejuízo ao bolso, com gastos desnecessários no caso de uma possível necessidade de substituição de vários componentes ao mesmo tempo”, finaliza Blumrich.
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