Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de abril de 2021

A SAÚDE DO PLANETA TERRA PASSA PELO NOSSO PRATO


Foto de Khari Hayden - Pexels

Nesse dia da Terra (dia 22 de abril), infelizmente, precisamos ainda de muitas mudanças, se quisermos comemorar. Nesta data, a ONG internacional Million Dollar Vegan (MDV) relembra o início de sua campanha #TireAsPandemiasDoCardápio que começou em abril de 2020 para aumentar a conscientização do público a respeito dos impactos da nossa alimentação sobre o planeta e a sociedade.  

A campanha, iniciada há exato um ano este mês, ressalta que a pandemia da Covid-19 veio revelar como nossa relação com os animais criados para consumo está prejudicando nossa sociedade e nosso planeta. Em 2013, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) já indicava em um de seus relatórios que pelo menos 70% das enfermidades infecciosas que surgiram após a década de 1940 têm origem animal. Ou seja, mudar hábitos alimentares não é mais uma mera questão individual, mas sim, um compromisso com a saúde pública e a coletividade.   

Entretanto os impactos da nossa alimentação vão além do aumento dos riscos de pandemias. Essa procura voraz por proteína animal tem custado caro para o planeta Terra e consequentemente para os seres humanos, de diversas formas. A necessidade de pastagem para gado, por exemplo, é a principal causa do desmatamento no mundo, chegando a ser responsável por 80% da perda das florestas no Brasil, segundo a ONU¹ e a Universidade de Yale.²  

A pecuária também é um importante contribuidor para a emissão de gases de efeito estufa que provocam as mudanças climáticas, responsável por pelo menos 14% de toda a emissão causada pelos seres humanos, segundo a FAO/ONU.³  No Brasil, o coordenador do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), Tasso Azevedo apontou que o país "tem uma atividade econômica [agropecuária] que contribui com 20% do PIB brasileiro, mas que representa quase 73% das nossas emissões [de gases de efeito estufa]".⁴ 

Outra consequência alarmante do consumo de produtos de origem animal se dá para os oceanos, como evidenciado no documentário Seaspiracy, recém-lançado pela Netflix. A obra denuncia a relação da pesca predatória com a extinção de espécies de peixes, como o atum verdadeiro, e o aumento da poluição das águas por plásticos, já que muitos materiais de pesca, como redes e partes de equipamentos, são perdidos em alto mar. Além disso, o filme revela a ameaça que essa atividade representa para espécies que não são tradicionalmente usadas para consumo, como golfinhos, tartarugas e baleias, atingidos pela captura acidental das redes de pesca. 

Diante desse cenário preocupante, a campanha da Million Dollar Vegan foca fortemente na divulgação de um dos principais caminhos para recuperar a saúde do planeta Terra, segundo a organização: a alimentação baseada em vegetais. Em seu site (www.milliondollarvegan.com/pt-br/), a organização oferece conteúdo gratuito sobre nutrição e suporte para pessoas que desejam descobrir o veganismo.

 

Para aqueles que acham que atitudes individuais, como deixar de comer carne e alimentos de origem animal, não tem impacto nenhum, o veganismo veio provar nossas escolhas conseguem abalar as velhas estruturas. Só no Brasil, o número de adeptos cresceu 75% entre os anos de 2012 e 2018, causando uma mudança gigantesca no setor alimentício.⁵  Em uma volta por qualquer supermercado é notória a diferença nos últimos anos, as gôndolas têm muito mais espaço para carnes e leites vegetais, além de outros produtos veganos. E esse é só o começo! 

Por isso, a Million Dollar Vegan incentiva que o público "Tire As Pandemias Do Cardápio" e proteja o planeta, participando do seu desafio de 31 dias para descobrir o veganismo.

 Para mais informações sobre a Million Dollar Vegan e sua campanha Tire As Pandemias Do Cardápio, visite.



 

www.MillionDollarVegan.com/pt-br

¹ http://www.fao.org/americas/noticias/ver/en/c/425600/

² https://globalforestatlas.yale.edu/amazon/land-use/cattle-ranching

³ http://www.fao.org/news/story/en/item/197623/icode/

https://www.dw.com/pt-br/sob-bolsonaro-emiss%C3%B5es-sobem-puxadas-pelo-desmatamento/a-55524258#:~:text=%22A%20gente%20tem%20uma%20atividade,pr%C3%A1ticas%20de%20recupera%C3%A7%C3%A3o%20de%20pastagens.

https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/mercado-vegetariano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados