Aplicativo indica
atitudes que o cliente pode adotar antes de fechar negócio pela internet e
assim garantir tranquilidade na contratação
Segundo uma pesquisa feita pela
MasterCard e a Americas Market Intelligence (AMI), 46% dos brasileiros fizeram
compras na web durante a pandemia. Entretanto, não é apenas a compra de
produtos que vem se destacando. O cenário de reclusão também impulsionou a
contratação de serviços na internet. Porém, assim como nas transações dos
e-commerces, o cliente precisa ter alguns cuidados na hora de contratar
serviços, evitando assim qualquer decepção, é o que recomenda Eduardo L’Hotellier,
CEO do GetNinjas,
maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina.
"A pandemia acelerou o processo de digitalização do setor de serviços
brasileiros, uma tendência que traz mais praticidade para profissionais e
clientes. No entanto, assim como em qualquer compra ou contratação de serviços,
online ou não, é sempre importante que o consumidor se mantenha atento para se
prevenir e garantir que tudo ocorra sem dores de cabeça", comenta o
empreendedor. Sendo assim, para que os brasileiros possam contratar
profissionais via internet sem receio, o aplicativo listou nove dicas
essenciais que os consumidores devem levar em consideração na hora de contratar
um serviço de forma online. Confira todas as dicas abaixo:
1. Procure por profissionais cadastrados em plataformas confiáveis e que
forneçam avaliações de outros clientes;
2. Compare preços entre os profissionais, mas também considere a confiança e a
qualidade da prestação de serviços que o profissional te transparece durante o
orçamento;
3. Peça referências dos serviços prestados anteriormente, como fotos, vídeos e
depoimentos de clientes fidelizados;
4. Exija nota fiscal e, se necessário, formalize o serviço através de contrato
de prestação de serviços;
5. Não pague o valor total do serviço antes do mesmo ser finalizado. Busque
manter contato durante todo processo com o profissional responsável e acompanhe
a evolução da sua solicitação;
6. Peça ao prestador que detalhe todos os custos que serão necessários para
concluir o serviço, inclusive possíveis custos extras;
7. Em casos de compra e troca de peças, se certifique que as mesmas são
originais e/ou de origem confiável;
8. Ao entrar em contato com um profissional, busque entender se ele realmente
tem o conhecimento técnico para atender às suas necessidades específicas.
9. Estabeleça diálogos que deixe a sua necessidade em evidência, seja objetivo
e transparente. No primeiro contato, por telefone ou aplicativos de mensagem,
solicite mais informações sobre o serviço que será prestado e sobre o
profissional/empresa que realizará o serviço contratado.
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