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sexta-feira, 5 de março de 2021

Dia do consumidor: 9 dicas na contratação de serviços online, segundo GetNinjas

Aplicativo indica atitudes que o cliente pode adotar antes de fechar negócio pela internet e assim garantir tranquilidade na contratação


Segundo uma pesquisa feita pela MasterCard e a Americas Market Intelligence (AMI), 46% dos brasileiros fizeram compras na web durante a pandemia. Entretanto, não é apenas a compra de produtos que vem se destacando. O cenário de reclusão também impulsionou a contratação de serviços na internet. Porém, assim como nas transações dos e-commerces, o cliente precisa ter alguns cuidados na hora de contratar serviços, evitando assim qualquer decepção, é o que recomenda Eduardo L’Hotellier, CEO do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina.

"A pandemia acelerou o processo de digitalização do setor de serviços brasileiros, uma tendência que traz mais praticidade para profissionais e clientes. No entanto, assim como em qualquer compra ou contratação de serviços, online ou não, é sempre importante que o consumidor se mantenha atento para se prevenir e garantir que tudo ocorra sem dores de cabeça", comenta o empreendedor. Sendo assim, para que os brasileiros possam contratar profissionais via internet sem receio, o aplicativo listou nove dicas essenciais que os consumidores devem levar em consideração na hora de contratar um serviço de forma online. Confira todas as dicas abaixo:


1. Procure por profissionais cadastrados em plataformas confiáveis e que forneçam avaliações de outros clientes;

2. Compare preços entre os profissionais, mas também considere a confiança e a qualidade da prestação de serviços que o profissional te transparece durante o orçamento;

3. Peça referências dos serviços prestados anteriormente, como fotos, vídeos e depoimentos de clientes fidelizados;

4. Exija nota fiscal e, se necessário, formalize o serviço através de contrato de prestação de serviços;

5. Não pague o valor total do serviço antes do mesmo ser finalizado. Busque manter contato durante todo processo com o profissional responsável e acompanhe a evolução da sua solicitação;

6. Peça ao prestador que detalhe todos os custos que serão necessários para concluir o serviço, inclusive possíveis custos extras;

7. Em casos de compra e troca de peças, se certifique que as mesmas são originais e/ou de origem confiável;

8. Ao entrar em contato com um profissional, busque entender se ele realmente tem o conhecimento técnico para atender às suas necessidades específicas.

9. Estabeleça diálogos que deixe a sua necessidade em evidência, seja objetivo e transparente. No primeiro contato, por telefone ou aplicativos de mensagem, solicite mais informações sobre o serviço que será prestado e sobre o profissional/empresa que realizará o serviço contratado.


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