Índice que mede a
relevância do mercado brasileiro para empresas internacionais subiu 32% em um
ano
Pesquisa da Câmara de Comércio França-Brasil
(CCIFB-SP) mostra que o mercado brasileiro ganhou importância para as
multinacionais francesas. Afinal, agora, para 32% dos executivos internacionais
consultados, o Brasil está entre os três principais mercados mundiais de suas
organizações. Em 2019, somente 22% dos dirigentes dessas corporações afirmavam
o mesmo.
Os executivos internacionais da Câmara Francesa
também mostram que a economia brasileira ganhou relevância entre os chamados
países emergentes. Hoje, para 56% das multinacionais consultadas na pesquisa, o
Brasil está entre os três principais mercados mundiais de suas organizações. Se
forem considerados somente os países da América Latina, o índice sobre para
66%.
A impressão positiva dos executivos das empresas francesas
no País contrasta com a imagem que a economia brasileira assumiu nas carteiras
das multinacionais. Hoje, os executivos de 34% das empresas francesas no País
afirmam que a relevância do Brasil piorou no último ano. No fim de 2019, apenas
15% tinham essa mesma percepção.
A Pesquisa Barômetro CCIFB é realizada pela empresa
Ipsos e já está em sua sexta edição. O último levantamento, concluído em
dezembro de 2020, ouviu 117 empresários e executivos da Câmara Francesa. Das
empresas consultadas, 57% têm controle nacional, 38% controle francês e 5%
controle de outros países.
Sobre a CCIFB
A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP)
comemorou 120 anos em 2020 e é considerada a câmara bilateral mais antiga do
País. Com mais de 800 associados entre empresas francesas e brasileiras, a
entidade conta com unidades regionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas
Gerais e Paraná. A CCIFB São Paulo faz parte do conselho das Câmaras de
Comércio da União Europeia (Eurocâmaras de São Paulo) e da CCI France International – Union des CCI Françaises
à l’Étranger, CCI
France
Nenhum comentário:
Postar um comentário