Para boa parte da população mundial, o trabalho remoto se tornou uma realidade em 2020, e após um ano, o home office vem se consolidando como modelo de trabalho eficiente. Existem empresas que já estão adotando os modelos híbridos, e muitos acreditam que o futuro do trabalho será exatamente neste formato. Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, comenta sobre novos formatos de trabalho e traz 5 dicas para auxiliar os profissionais a viverem um home office saudável e eficiente.
De acordo com a pesquisa realizada pela empresa de softwares Salesforce, 42%
dos entrevistados gostariam de seguir em casa mesmo com o fim da pandemia. Já
no Brasil, o interesse é ainda maior, 57% desejam ter essa possibilidade. Uma
outra pesquisa realizada pelo Índice de Confiança Robert Half (ICRH),
consultoria de recrutamento, mostra que 91% dos profissionais qualificados
acreditam que o futuro do trabalho será de modelo híbrido, revezando entre dias
presenciais e remotos.
Neste cenário, muitas empresas ainda prometem
beneficiar os colaboradores a trabalhar de qualquer lugar ou o anywhere
office, como algumas consultorias em recursos humanos vêm chamando
essa tendência.
Para Rebeca Toyama, mesmo com o mundo em constante
mudança e novos modelos de trabalhos surgindo, os profissionais precisam estar
preparados para uma rápida adaptação. “E as empresas têm um papel fundamental
para os profissionais se sentirem seguros, prontos, e competentes nestas
mudanças. Apostar em líderes e gestores capazes de se conectar com as equipes
para extrair o melhor de cada um, esse ponto já era importante, agora na era do
trabalho remoto, se tornou imprescindível. ”, comenta Rebeca Toyama,
especialista em estratégia de carreira.
Mesmo com o trabalho híbrido, onde os colaboradores
se dividem em trabalhar alguns dias no escritório e os outros dias em casa, é
necessário manter uma rotina e contar com a organização de tarefas. A
especialista lembra ainda a importância de se cuidar da saúde mental e física,
pois é a partir de um corpo e uma mente saudável que se consegue manifestar o
melhor de cada um. “A importância da organização de tarefas, faz com que os
indivíduos tenham equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Ter em mente as
prioridades e limitações, manter um cronograma do que precisa ser feito já
ajuda a administrar bem as 24 horas por dia e os 7 dias por semana.”, alerta a
especialista.
E como fazer para essa prática se tornar eficiente?
Além de cada colaborador cuidar de sua rotina com
organização de tarefas e apostar em uma vida saudável, as empresas, por outro
lado, precisam implementar novos recursos a fim de definir e reestruturar as
necessidades dos profissionais, pensando em novas formas para manter a
produtividade, o engajamento e o bem-estar.
“Dificuldades surgem em todas as formas de trabalho, seja presencial, híbrido
ou 100% remoto, mas a palavra-chave para evitar desgastes entre os líderes e
funcionários é planejamento e comunicação, seja ela síncrona ou assíncrona.
Combinar com o time uma estratégia que alinhe valores pessoais e os da empresa,
embora não seja fácil, é primordial. ”, finaliza Rebeca Toyama.
Para auxiliar os colaboradores e os gestores neste desafio, a especialista em
estratégia de carreira, Rebeca Toyama, elaborou 5 dicas para viver um home office
saudável e eficiente.
1- Cuidar de saúde física e mental: Todos
precisam de um tempo para cuidar do corpo, praticar exercícios, se alimentar e
dormir bem. Além disso, faz muito bem conversar com pessoas nutritivas, criar
metas e objetivos para cumprir e não se cobrar tanto;
2- Mantenha o alinhamento das demandas: Mesmo à distância,
o contato entre os membros de um time deve manter uma dinâmica colaborativa.
Esse alinhamento pode reduzir bastante os desencontros do trabalho remoto;
3- Planejar e adequar tempo e tarefas: Uma das
razões principais que ocasionam o acúmulo de tarefas é ruído de comunicação
entre líderes e liderados e as dificuldades de adaptação ao trabalho remoto.
Saber lidar com a vulnerabilidade e limitação própria e alheia faz muita
diferença;
4- Respeitar a dinâmica pessoal do colaborador: Ignorar a
vida pessoal do colaborador não vai aumentar sua produtividade, não podemos
esquecer que na expressão home office, o home vem antes do office. O
teletrabalho está acontecendo dentro da casa do nosso colaborador. Ajudar a
equipe a se organizar e se adequar às demandas profissionais passa por
compreender a dinâmica pessoal dele.
5- Promover bem-estar e reduzir estresse: Implantar
programas com esse foco. Planejar momentos de distração e divertimento, e
incentivar que as equipes tenham uma vida pessoal saudável, não tem preço.
Rebeca Toyama - fundadora da ACI – Academia de
Competências Integrativas, que integra competências e inteligências, e
transforma propósitos em carreiras e negócios. Especialista em estratégia de
carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e
tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach,
mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado
de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2;
Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo
docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de
Transpessoal), da Universidade Fenabrave, do Instituto Filantropia e da
Academia GFAI.
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