54,2% dos brasileiros tem como objetivo serem promovidos no novo ano
Chegamos a última quinzena do ano, o tempo de
fazer as listas e os planos para 2021 já começou. O ano que se encerra foi
desafiador em vários aspectos, do financeiro ao social. Foi o ano em que pela
primeira vez na história desta geração ficamos isolados e observamos a crise
sanitária e econômica chegar nos nossos lares. Chegamos a marca de 14 milhões
de brasileiros desempregados.
É nesta época que os veículos de imprensa
geralmente lançam as melhores profissões ou dicas para quem quer buscar um
emprego. Mas e quem está empregado? Como fazer para melhorar seu atual
trabalho? Como crescer no meio do desemprego?! Segundo a última pesquisa
desenvolvida pela 7 Waves, na lista de desejos dos brasileiros para 2021: 54,2%
tem o objetivo de ser promovido em 2021.
"Às vezes a oportunidade está à nossa frente
e simplesmente estamos tão presos à rotina que não vemos o que podemos fazer de
melhor para galgar um novo cargo e /ou mudar de função dentro da própria
empresa. Conversar com o gestor e entender o momento que a empresa está pode
abrir várias portas para o colaborador", explica Leandro Rampazzo,
especialista em carreiras e líder de uma equipe de mais de 30 funcionários na Godiva Propaganda .
Quando nos enxergamos como parte efetiva de uma
empresa, já olhamos para nossos desafios diários de uma forma diferente.
"Este ano, a transformação digital foi acelerada e todos precisamos nos
adequar ao ‘novo normal’. Ter ideias que facilitam os processos pode ser a
grande chave não só para a empresa como para sua carreira como um todo",
enfatiza Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda.
Pensando em todos estes
cenários, Leandro Rampazzo, da Godiva
Propaganda separou
5 dicas para você crescer na sua carreira em 2021:
• Identifique a sua necessidade
É necessário se conhecer e visualizar o que você
de fato é e o quer na empresa. Quais competências você tem mais aderência e
vontade para fazer. Não adianta ir pela "onda" do mercado e não
aproveitar o seu potencial para uma certa habilidade. Você tem a possibilidade
de crescimento? Você quer continuar nesta empresa? Onde você quer estar daqui a
5 anos e onde você quer que a empresa esteja? Alinhe suas atitudes e vontades com
a do seu trabalho, e valores da empresa.
• Trace objetivos e metas
O que mais o mercado precisa são profissionais
com inteligência emocional e organização de suas rotinas. Ainda mais em tempos
de home office, é necessário saber onde seu trabalho vai, qual é o produto
dele. Trace objetivos e metas com tempos diferentes, sendo alguns diários e
outros mensais. Assim você também reconhece sua própria evolução como pessoa e
profissional.
• Crie uma rede de relacionamento
Estamos em uma era tecnológica, todo nosso
comportamento é mensurado. Ter uma boa rede de relacionamento, além de criar um
ambiente de trabalho mais harmônico e leve faz com que as pessoas se lembrem e
tenham empatia por você. Faça com que os outros profissionais associem a sua
imagem com profissionalismo e carisma, pois, assim, você pode ser indicado para
exercer uma posição de liderança. Participar de palestras, congressos e
workshops são boas alternativas para conhecer profissionais da sua área.
• Aprenda a vender o seu trabalho
Se a primeira dica é para você rever seus pontos
e objetivos, esta é para você aprender a enxergar as suas qualidades. Assim,
você saberá falar com propriedade de quem é e do que almeja. Mantenha um
portfólio atualizado com seus trabalhos executados, e compartilhe, sempre que
possível, as conquistas da empresa. Mostrando assim o seu diferencial.
• Esteja sempre atualizado
Hoje o mercado exige que os profissionais se atualizem
constantemente, principalmente com novas tecnologias. Estudar e conhecer mais
sobre sua área e as tendências dela, com certeza são um diferencial de qualquer
pessoa e visto com bons olhos pelos gestores.
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