Empresas investem cada vez mais em estratégias de fidelização. É preciso atenção para escolher as melhores alternativas e usar pontos e recompensar com sabedoria
No fim do ano o
ritmo de compras aumenta. E os programas de fidelidade, que estão se
consolidando cada vez mais no mercado, são uma alternativa para fazer o
dinheiro render mais. Números da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do
Mercado de Fidelização) apontam que os participantes dos programas associados
resgataram 26,2 bilhões de pontos/milhas entre abril e junho deste ano, e 100%
deles foram utilizados no varejo. Para quem ainda não se beneficia disso, está
aí uma ótima oportunidade de economia.
"Os programas
de fidelidade nunca tiveram tanto espaço. As opções no mercado são muitas e
atendem a vários perfis de clientes. Para aproveitá-los da melhor forma
possível, é preciso entender como cada um funciona e usar os pontos com
sabedoria",
explica Alexandre Rodrigues, diretor Comercial & Marketing da Stix,
plataforma de pontos e recompensas com foco no varejo e cuja missão é entregar
inovação do dia a dia dos consumidores.
Veja as dicas do
executivo para aproveitar os programas de fidelidade da melhor forma:
1. Junte pontos
em vários momentos de consumo: Os programas de fidelidade sempre foram
muito ligados a companhias aéreas. Mas agora empresas de outros segmentos
também estão implantando esse modelo. Uma vantagem é participar de programas de
lojas que usem o mesmo ponto, para acumular e resgatar mais rapidamente.
2. Priorize a
transparência: É comum que as pessoas acabem não usando seus pontos por não
entenderem quanto valem na troca, ou porque acabam expirando. Assim, priorize
iniciativas que deixem claras essas regras, sem letras miúdas.
3. Verifique o
catálogo do programa: Quanto mais variado, melhor. Assim, se adequa a
diferentes necessidades e quantidades de pontos na carteira, aumentando suas
possibilidades de aproveitar os benefícios e recompensas.
4. Confira as
alternativas para juntar pontos além das compras: Programas podem oferecer
maneiras diferentes de juntar pontos, como indicar um amigo e ganhar pontos no
cadastro e receber pontos de amigos e familiares. Procure aqueles programas que
não cobram a mais por isso.
5. Atenção aos
meios de pagamento: Dê preferência a programas que permitam juntar pontos
com compras em dinheiro, cartão de crédito, débito e até vale-alimentação. Sem
restrições ao meio de pagamento, maiores são as chances de juntar e trocar.
6. Mas não
esqueça do seu cartão de crédito: Compras no cartão de crédito são uma ótima
maneira de juntar pontos, já que muitos programas contam com parcerias com
bancos. Verifique as características de seu cartão e o que oferece junto às
marcas que você consome.
"Os programas
de fidelidade são, sem dúvida, ferramentas poderosas no relacionamento de uma
marca com seus consumidores. É um mercado que já tem muitas opções, mas
conquista o consumidor quem oferece benefícios que fazem sentido para a vida
das pessoas. Na Stix temos uma proposta inovadora que traz as pessoas para o
centro e, ao mesmo tempo, é relevante para as marcas participantes",
finaliza Alexandre .
Nenhum comentário:
Postar um comentário