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terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Pesquisa Serasa mostra que brasileiros passaram a se endividar para comprar mantimentos em 2020

 Com a alta de desemprego, a compra de itens básicos está entre os top três motivos de inadimplência; Feirão limpa nome é prorrogado até dia 21 de dezembro e pode trazer alívio para o bolso do consumidor

 

A Serasa, em parceria com a Blend New Reserch, acaba de divulgar um estudo sobre o perfil do endividamento dos brasileiros neste ano e conclui que, com a pandemia e a alta taxa de desemprego, o consumidor passou a se endividar para manter despesas básicas como mantimentos e contas de luz, água e aluguel.

Tal atitude também é observada em como o auxílio emergencial foi utilizado: 64% dos usuários usaram ou pretendem usar o valor para despesas domésticas. Outro fator que corrobora com essa descoberta é que mesmo com o período de lockdown no país, o que diminuiu e limitou as opções de gastos, o cartão de crédito ainda liderou o ranking de dívidas, um indicativo de que o recurso tem possivelmente sido utilizado para compras essenciais. 

Mesmo o desemprego tendo ficado estável como maior motivo de endividamento quando comparado ao ano anterior, a suspensão ou alteração do contrato de trabalho pode ter afetado a capacidade financeira da população. “Quando a renda do brasileiro é cortada, seja em partes ou por completo, o cartão de crédito é o primeiro recurso para manter compras cotidianas, mesmo que isso possa se tornar uma dívida futuramente”, afirma gerente de marketing da Serasa, Matheus Moura. 

Outro fator relevante é que, apesar de estarmos no meio de uma pandemia, em 2020, o endividamento com gastos de saúde não está entre os mais citados como motivo de endividamento, diferentemente de 2018 e 2019.

 

Motivos de endividamento 

2018

2019

2020

49%

Desemprego

40%

Desemprego

40%

Desemprego

 

20%

Descontrole

21%

Descontrole

14%

Descontrole

 

6%

Saúde

11%

Emprestei o nome

11%

Alimentação/Gastos rotina

 

6%

Atraso de salário

6%

Saúde

10%

Emprestei o nome

 

5%

Alimentação/Gastos rotina

6%

Atraso de salário

6%

Atraso de salário

 

20%

Outros

17%

Outros

19%

Outros

 

 

A pesquisa também aponta que oportunidades de limpar o nome, ficar livre das dívidas e voltar a ter crédito no mercado são o que interessa para o consumidor. Tendo como maiores motivos para renegociar uma dívida  ter o “nome limpo” (54%) e se deparar com uma ótima oferta para quitar o débito (24%), a Serasa tem investido em ações que apoiem o consumidor nessa jornada como o Feirão Serasa Limpa Nome, que tem ofertas agressivas com mais de 50 empresas de diversos setores que chegam a 99% de desconto.

O 26º Feirão Serasa Limpa Nome acontece até 21 de dezembro em todas as plataformas oficiais da empresa disponibilizando mais de 64 milhões de débitos com ofertas diferenciadas. Desde o início dessa edição, já foram mais de 4 milhões de dívidas negociadas.

 

Serviço – Canais digitais de Atendimento


- Site www.feiraolimpanome.com.br

- App google play | app store

- WhatsApp 11 99575-2096

- Ligação gratuita 0800 591 1222

 

Serasa Experian

www.serasa.com.br 


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