Com a alta de desemprego, a compra de itens básicos está entre os top três motivos de inadimplência; Feirão limpa nome é prorrogado até dia 21 de dezembro e pode trazer alívio para o bolso do consumidor
A Serasa, em
parceria com a Blend New Reserch, acaba de divulgar um estudo sobre o perfil do endividamento dos brasileiros neste ano
e conclui que, com a pandemia e a alta taxa de
desemprego, o consumidor passou a se endividar
para manter despesas básicas como mantimentos e contas de luz, água
e aluguel.
Tal atitude também é observada em como o auxílio emergencial foi utilizado: 64% dos usuários usaram ou pretendem usar o valor para despesas domésticas. Outro fator que corrobora com essa descoberta é que mesmo com o período de lockdown no país, o que diminuiu e limitou as opções de gastos, o cartão de crédito ainda liderou o ranking de dívidas, um indicativo de que o recurso tem possivelmente sido utilizado para compras essenciais.
Mesmo o desemprego tendo
ficado estável como maior motivo de
endividamento quando comparado ao ano anterior, a suspensão ou alteração do contrato de trabalho pode ter afetado a capacidade
financeira da população. “Quando a renda do brasileiro é cortada,
seja em partes ou por completo, o cartão de crédito é o primeiro recurso para
manter compras cotidianas, mesmo que isso possa se tornar uma dívida
futuramente”, afirma gerente de marketing da Serasa, Matheus Moura.
Outro fator
relevante é que, apesar de estarmos no meio de uma pandemia, em 2020, o endividamento com gastos de saúde não está entre os
mais citados como motivo de endividamento, diferentemente de 2018 e
2019.
Motivos de endividamento
2018 |
2019 |
2020 |
|||||
49% |
Desemprego |
40% |
Desemprego |
40% |
Desemprego |
|
|
20% |
Descontrole |
21% |
Descontrole |
14% |
Descontrole |
|
|
6% |
Saúde |
11% |
Emprestei o nome |
11% |
Alimentação/Gastos rotina |
|
|
6% |
Atraso de salário |
6% |
Saúde |
10% |
Emprestei o nome |
|
|
5% |
Alimentação/Gastos rotina |
6% |
Atraso de salário |
6% |
Atraso de salário |
|
|
20% |
Outros |
17% |
Outros |
19% |
Outros |
|
|
A pesquisa também aponta que oportunidades de
limpar o nome, ficar livre das dívidas e voltar a ter crédito no
mercado são o que interessa
para o consumidor. Tendo como maiores motivos para renegociar uma dívida ter o “nome limpo” (54%) e se deparar com uma
ótima oferta para quitar o débito (24%), a Serasa tem investido em ações
que apoiem o consumidor nessa jornada como o Feirão Serasa Limpa
Nome, que tem ofertas
agressivas com mais de 50 empresas de diversos setores que chegam a 99% de desconto.
O 26º Feirão Serasa Limpa Nome acontece até 21 de dezembro em todas as
plataformas oficiais da empresa disponibilizando mais de 64 milhões de débitos
com ofertas diferenciadas. Desde o início dessa edição, já foram mais de 4 milhões de
dívidas negociadas.
Serviço – Canais digitais de Atendimento
- Site www.feiraolimpanome.com.br
- App google play | app store
-
WhatsApp 11 99575-2096
- Ligação gratuita 0800 591 1222
Serasa Experian
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