Há muitas maneiras de usar a mídia social na área de saúde, incluindo promoção da conscientização, incentivo ao envolvimento do paciente e compartilhamento de mensagens de saúde, mas é preciso se atentar aos exageros.
As redes
sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas e a cada dia mais influencia
muitos aspectos da sociedade, especialmente a saúde. Facebook, Instagram,
Twitter e YouTube não são mais novidades. A inovação está no modo como as redes
são utilizadas. É fácil perceber que o impacto da mídia social já atinge
clínicas médicas, principalmente, porque muitos profissionais aderiram a esses
canais de comunicação como forma de divulgar seu trabalho e de consolidar sua
marca.
Mas, o uso das
mídias sociais na área da saúde apresenta desafios. De acordo com a
especialista em Marketing Médico Maeve de Nóbrega, é necessário que os
profissionais da saúde tomem cuidado ao lidar com pacientes de maneira online.
“O que publicamos nas nossas redes gera impactos diferentes nas pessoas e só
nós podemos controlar se isso é negativo ou positivo, o que não podemos
esquecer é que estes profissionais promovem saúde, segurança e vida e é isso
que os pacientes precisam enxergar” – destaca.
Ainda segundo
a expert em marketing de serviços, os profissionais precisam se questionar
sobre duas coisas: O que vem primeiro? Sua reputação ou sua divulgação?
“Estamos acostumados a ver blogueiros compartilhando o seu dia a dia, stories
no carro sobre seu almoço, dicas, vida e gostos pessoais, no entanto, ao se
tratar de profissionais da saúde o foco principal deve ser
fornecer informações benéficas e interessantes que acabarão por criar um
diálogo ou algum tipo de feedback com pacientes ou potenciais pacientes” –
explica Maeve.
A especialista
orienta ainda que o perfil nas redes sociais de médicos e outros profissionais
deve representar tanto a sua imagem como profissional de saúde quanto do
consultório e clínica. “Não há problema em ser mais animado ou mais sério,
desde que seja profissional. A reputação do profissional está em jogo e por
isso, o médico precisa reconhecer que as ações online
e o conteúdo postado pode afetar negativamente sua reputação entre pacientes e
colegas.”
Um
profissional da saúde nas redes sociais tem certa autoridade e, por isso, suas
publicações podem virar regra na vida das pessoas, dessa forma Maeve indica que
outro grande erro que muitos cometem é não terem o bom e velho bom senso na
hora de postar. “Não há problema em um médico publicar sobre hábitos saudáveis,
alimentos ideais e etc. O erro se constitui quando o profissional não sabe
divulgar isso de uma maneira correta. Stories na academia são bacanas desde que
o médico faça com que isso gere um interesse pela saúde e não pelo seu corpo,
por exemplo” – explica. De acordo com a consultora, o mais importante é que seu
perfil nas redes sociais seja o mais profissional possível, que ele transmita
quem aquele médico é ou como quer ser visto.
Por
isso que ao utilizar as mídias sociais esses profissionais precisam se atentar
ao que postar e como postar, dessa forma, quando usada de forma responsável, a mídia
social pode ser uma ferramenta poderosa para promover a educação em saúde,
construir relacionamentos positivos com o profissional de saúde e o paciente e
melhorar a qualidade da saúde.
Maeve Nóbrega
www.maevenobrega.com.br
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