Pesquisar no Blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

FINAL DO ANO: O que fazer para não estourar o orçamento com as compras e iniciar o ano no vermelho?

 Mais um ano chegando ao fim...  E que ano, hein?

 

E com ele um 2021 batendo na nossa porta, um clima de renovação, de páginas sendo viradas, de novas metas e sonhos sendo traçados e a esperança de dias melhores.

De uma coisa temos total certeza, a pandemia veio reforçar ainda mais a importância de olharmos com carinho e atenção para as FINANÇAS, seja ele da nossa pessoa física ou jurídica.

Nesse momento de compras de final de ano temos vontade de comprar uma lembrancinha aqui e outra ali, dar uma repaginada na casa, proporcionar um jantar especial, participar de um amigo secreto, tirar uns diazinhos de férias, dentre diversas outras coisas que variam de pessoa para pessoa.

Com todo esse clima especial chegando e recebimento do décimo terceiro, separei 8 dicas importantes para que você inicie o melhor ano da sua vida, de forma leve, tranquila e planejada:

 

1)      Faça um check-up da sua atual situação financeira antes de sair comprando: Quais são as despesas a serem honradas em dezembro e nos primeiros meses de 2021 de decisões já tomadas anteriormente? Quais são as previsões de entrada? Lembre-se também que, se você irá tirar férias, em janeiro o salário virá bem menor.


2)      Tenho dívidas? Se sim, dê prioridade para quitar as que possuem maior incidência de juros. Entre em contato com a empresa a qual você possui a dívida e negocie para que você pague somente o valor bruto, se possível.


3)      Estabeleça um teto de gastos para presentes e priorize comprar à vista, evite o uso do cartão de crédito, e se necessário for, não compre nada além do que seu planejamento financeiro permite.


4)      Faça pesquisa e listinha de compras, isso facilita bastante para não gastar com compras desnecessárias, e mesmo assim se pergunte: Eu realmente preciso comprar isso? Eu tenho dinheiro para comprar sem me endividar? Existe algo mais barato e com a mesma qualidade?


5)      Não se compare com os outros: a realidade do vizinho pode ser totalmente diferente do que você vê, viva somente o padrão de vida que a sua renda permite, e um degrau abaixo para que possa sobrar para o combo de saídas do início do ano: IPTU, material escolar, etc.


6)      Priorize a sua saúde mental: Dar a devida atenção para o seu dinheiro ajuda bastante a evitar problemas como insônia, dores de cabeça, discussões e desentendimentos.


7)      Troque presentes pela sua presença: Mesmo sabendo que ainda estamos no meio de uma pandemia, procure estar mais presente na vida das pessoas que você ama, seja através de uma ligação, de mensagens, de bilhetinhos, de um café gostoso, e se você tem essas pessoas por perto: abrace, beije, fale o quanto elas são especiais para você, afinal a vida é feita de momentos, e são eles que proporcionam as nossas maiores recordações.


8)      Prepare do seu jeitinho um controle para iniciar o 2021 tendo domínio do seu dinheiro, tudo o que entra e tudo que sai, bem como previsões para todos os meses do ano (seja através de planilha, aplicativos ou até mesmo um caderninho, mas faça).

Lhe desejo de coração que tudo o que compartilhei acima possa fazer sentido na sua vida, para que você inicie o 2021 com mais controle e organização, porque acredito muito que através da educação e do planejamento financeiro, podemos ter famílias mais unidas, relacionamentos mais duradouros, empresas mais sólidas, jovens menos ansiosos, mais equilíbrio, saúde e qualidade de vida.

Que seu 2021 seja extraordinário, repleto de muita saúde, paz e prosperidade e que o menino Jesus renasça fortemente dentro do seu coração e do seu lar!

 

 


Odineia Silva - Educadora Financeira; especialista em finanças; analista comportamental.

https://www.instagram.com/odineiasilvacoach/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados