Saber a frequência
ideal de cada tarefa é importante para manter o ambiente limpo sem muito
esforço
Um ambiente realmente limpo torna a convivência
mais agradável, além de ser muito mais saudável. Endereços comerciais também
merecem esse cuidado: o cliente agradece e o funcionário também. E manter esses
locais livres de sujeira ou bagunça não é um bicho de sete cabeças. Renato
Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, especializada em residências e
endereços comerciais, traz dicas importantes para administradores que ajudam na
rotina e organização da limpeza.
O que deve ser limpo diariamente
Em banheiros, cozinha ou copa, entrada ou recepção,
é importante tirar o pó dos móveis, mesas e aparelhos com espanadores
eletrostáticos que atraem a sujeira, aspirar os pisos das salas e dependências
interiores com aspiradores ao invés de varrer, além de retirar o lixo. Essas
tarefas devem ser feitas todos os dias e, de acordo com as necessidades de cada
empresa, outras podem ser incluídas no dia a dia, como, por exemplo, locais que
oferecem refeições aos funcionários e que também precisam ter a limpeza
reforçada.
Tarefas que podem ser feitas semanalmente
Embora alguns locais já sejam limpos diariamente,
como por exemplo salas, ao menos uma vez por semana deve ser feita uma faxina
mais completa, com atenção maior aos detalhes. E há locais que merecem cuidados
semanalmente para a retirada de manchas, como prateleiras, estantes, escadas,
elevadores, vidros, janelas, portões, garagem ou estacionamento, lugares altos
ou de pouco acesso.
O que é importante saber antes de elaborar o
roteiro da limpeza
Por ter um uso mais intenso, é importante que
produtos e acessórios de limpeza sejam mais resistentes que os de uso
doméstico. Vale, inclusive, optar por aqueles que possam ser comprados em larga
escala, também por conta da frequência de limpeza, que é bem maior.
Outras dicas
Incentivar funcionários e colaboradores na limpeza
e organização da empresa é uma boa alternativa, principalmente agora que temos
que atender às normas rígidas para evitar a contaminação por Covid-19. Jogar
lixo na lixeira, não deixar copos ou xícaras sobre a estação de trabalho são
bons hábitos que agregam em nossa vida profissional e na pessoal também.
Independentemente do setor, todos os funcionários precisam estar alinhados às
normas da empresa, desde terceirizados, da segurança, limpeza, administração,
até cargos de diretoria.
Limpeza com Zelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário