Medida é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as operadoras a partir de reclamações assistenciais
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
divulgou a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente
suspensa, a partir desta sexta-feira (11/12), devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. A medida faz
parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o
desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS
determinou a suspensão de 12 planos de 03 operadoras devido a reclamações
efetuadas no 3º trimestre.
Ao todo, 12.290 beneficiários ficam
protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser
comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no
resultado no monitoramento.
Além das suspensões, a ANS também
divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse
ciclo, 3 planos de 2 operadoras tiveram a venda liberada pelo Monitoramento da
Garantia de Atendimento.
Resultados do Monitoramento da Garantia de
Atendimento (3º trimestre)
- 12
planos com comercialização suspensa
- 3
planos com a comercialização liberada
- 12.290
beneficiários protegidos
- 25.405
Reclamações analisadas no período de 01/07/2020 a 30/09/2020
Acesse
aqui a lista de planos com comercialização
suspensa
Acesse
aqui a lista dos planos que já estavam suspensos por outros
motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de
atendimento
Acesse
aqui a lista dos planos reativados
Acesse
aqui a lista dos planos liberados pelo monitoramento da
garantia de atendimento, mas que continuam com sua comercialização suspensa por
outros motivos
Sobre o Monitoramento
O Monitoramento da Garantia de
Atendimento é o acompanhamento periódico do acesso dos beneficiários de planos
de saúde às coberturas contratadas. Os resultados são divulgados
trimestralmente. As reclamações recebidas pela ANS consideradas no
Monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização
de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. A
partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas,
possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da
comercialização dos planos mais reclamados.
Quando uma operadora possui produto
com comercialização suspensa em decorrência do Monitoramento da Garantia de
Atendimento, ela não pode registrar nenhum novo plano que seja análogo aos que
estiverem na lista de suspensão e nem receber novos beneficiários nos planos de
saúde com comercialização suspensa por esse motivo (com exceção de novo cônjuge
ou filho e de ex-empregados demitidos ou aposentados).
A cada trimestre, as operadoras são
reavaliadas e, aquelas que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde,
nos moldes do referido monitoramento, são liberadas para oferecer os planos
para novas comercializações, desde que os planos não estejam com a
comercialização interrompida por outros motivos.
Clique
aqui para saber mais e acessar os resultados completos do Monitoramento.
Consulte
informações sobre seu plano de saúde.
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