Objetivo é orientar a população sobre os cuidados necessários para garantir maior segurança e evitar fraudes no ambiente digital
Começou nesta semana a terceira fase da campanha
#FiqueEsperto, com dicas e informações para a população sobre a importância de
se adotar cuidados com a segurança dos dados pessoais. Com a participação dos
setores de telecomunicações, financeiro, de internet, comércio e varejo, a
campanha já desenvolveu uma série de iniciativas desde outubro, quando foi
lançada.
Nesses dois meses, já foram enviados cerca de 400 milhões de SMS e o hotsite https://fe.seg.br/ recebeu 2,2 milhões de acessos
de usuários únicos nos últimos 30 dias. Também foram enviados e-mails sobre o
tema para clientes dos segmentos atendidos por entidades apoiadoras e feitas
postagens nas redes sociais.
A campanha procura alertar os usuários de internet e de serviços digitais para
tentativas de fraude que possam ocorrer no ambiente digital e informar sobre os
cuidados que devem ser adotados para evitar golpes e problemas resultantes
dessas fraudes.
Nos dois primeiros meses, outubro e novembro, o foco da
campanha foi em dicas para orientar os usuários quanto às medidas para proteger
suas contas e senhas. Neste terceiro mês, as dicas são para proteger os dados
pessoais dos usuários e, nos próximos dois meses focará em cuidados a serem
tomados em mensagens com links e com aplicativos que se fazem passar por outros
para enganar os usuários.
A iniciativa, liderada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa o
setor de telecomunicações, conta com a parceria da Associação Brasileira de
Bancos (ABBC), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação
Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel), Associação NEO, Confederação das Associações
Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Câmara Brasileira de Comércio
Eletrônico (camara-e.net), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), da
Federação Nacional de Bancos (Febraban), da Internet Society Capítulo Brasil
(ISOC Brasil) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Essa campanha se soma a outras iniciativas do setor de telecomunicações,
especialmente neste momento em que a conectividade está sendo ainda mais
fundamental para a população manter atividades a distância, como home office,
aulas virtuais e entretenimento.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as
empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da
economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A
Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está
passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do
setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os
brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário