O ano de 2020 foi atípico e estressante para todos. Por conta das medidas de isolamento social, necessárias no contexto da pandemia, os consumidores aumentaram de forma considerável suas compras online. Atentos a esse movimento, fraudadores desenvolveram novas táticas para aplicar ainda mais golpes.
Dados da Fortinet Threat Intelligence Insider
Latin America, ferramenta que coleta e analisa incidentes de segurança
cibernética em todo o mundo, apontam que no Brasil já ocorreram mais de 2,6
bilhões de ataques cibernéticos de janeiro a junho. Por sua vez, o Senado
recentemente aprovou um projeto de lei que aumenta a punição para quem comete
fraudes por meios eletrônicos - o texto prevê pena de três a seis anos de
reclusão.
Fabrício Ikeda, diretor de Prevenção a Fraudes da
FICO para a América Latina, preparou cinco dicas práticas para ajudar os
consumidores a se protegerem de fraudes online nesse período de final de ano,
quando as pessoas costumam relaxar e são ainda mais visadas pelos criminosos.
Mude seus hábitos de criação de senha
Todos estamos familiarizados com o conceito de
criação de senhas fortes que combinam letras minúsculas, maiúsculas, números e
símbolos. Porém, senhas longas são ainda mais importantes do que senhas fortes.
Uma senha longa e forte é o que mais impedirá um hacker durante um ataque.
Também é importante usar uma senha única para
cada conta, não apenas em contas bancárias, mas também quando utilizar PayPal,
Gmail, Amazon, entre outros. Vale destacar a eficiência dos gerenciadores de
senhas dos navegadores, que sugerem senhas longas e fortes e ajudam o usuário a
se lembrar de todas.
Aproveite os recursos de autenticação
Recomendo o uso dos recursos de autenticação
adicionais oferecidos pelos aplicativos e sites que você visita com mais
frequência, pois eles oferecem uma segunda camada de proteção para garantir que
é realmente você. O tipo mais simples é o código de verificação única, que é
enviado por mensagem de texto ou e-mail.
O reconhecimento facial também se tornou muito
popular, principalmente em aplicações bancárias e financeiras. Se o aplicativo
tiver recurso de reconhecimento facial (como ID de rosto em iPhones), use-o. A
autenticação por reconhecimento facial e voz é parte cada vez mais importante
de uma estratégia abrangente para aumentar a segurança da conta.
Use métodos de pagamento confiáveis
Os novos aplicativos de pagamento são
incríveis, mas tenha muito cuidado. Faça uma pesquisa e leia os comentários
para ter certeza de que o aplicativo não é uma farsa. Em caso de dúvida, use o
PayPal ou qualquer outro aplicativo de pagamento que você conheça e confie.
Seja cético
Durante uma pandemia, assim como em todo momento
de dificuldade, as pessoas tendem a ficar mais solidárias e fazer mais doações,
o que infelizmente multiplica as oportunidades para criminosos. Porém, nem
todos os golpes são identificados ou relatados, a menos que a pessoa ou a
instituição que se beneficiará seja conhecida, e as informações verificadas.
Para se proteger contra fraudes de doações e
desastres naturais (como fundos de ajuda humanitária que surgem após furacões e
incêndios florestais), certifique-se de que o site de doações é legítimo. É
muito fácil para os criminosos criar cópias desses sites, onde informações
pessoais e detalhes de cartão de crédito são extraídos para realizar transações
fraudulentas.
Verifique seu relatório de crédito
Todos precisam revisar seus relatórios de
crédito, não apenas para se manter informados sobre seu histórico de crédito,
mas também para detectar antecipadamente qualquer atividade fraudulenta, como
roubo de identidade.
A revisão regular ajudará você a saber se algo
estranho ou inesperado está acontecendo. Cortar o roubo de identidade ou o uso
indevido de crédito pela raiz pode evitar a perda de grandes quantias de
dinheiro, bem como a necessidade de reconstruir seu histórico de crédito.
FICO Saiba mais aqui.
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