Buscar na vida as dimensões de sentido consiste em atribuir importância às questões que devem ser priorizadas no cotidiano de nossas existências. Sabemos e reconhecemos que a Educação é a mediação essencial do nosso viver. Além do mais, a polissemia da palavra educação nos convida a destacar o relevante papel da escola no desenvolvimento de todas as potencialidades humanas. Assim, invoco as palavras do grande e saudoso Rubem Alves, professor e escritor com o qual tive o privilégio de dialogar e de interagir pessoalmente em Campinas: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.
Ora, por que muitas escolas públicas e privadas não
conseguem impulsionar o voo dos alunos? Quais são os motivos pelos quais
inúmeras instituições de ensino não conseguem alçar voos rumo aos céus
brilhantes do ensino de qualidade e dos grandes avanços no desenvolvimento da
Educação Básica? Como medir a qualidade do aprendizado em nível nacional e
estabelecer metas para a melhoria do ensino? Pois bem, o Ideb (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007, pelo Inep (Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Ideb é um
indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação no nosso
país.
Sem dúvida, o Ideb possui limitações na medida em
que oferece apenas uma ideia geral sobre avanços e retrocessos. Todavia, é um
índice que pode mobilizar a população, os gestores educacionais e as
autoridades em torno da viabilização de políticas públicas voltadas para a
melhoria da qualidade e do desenvolvimento da Educação no Brasil. Indo nessa
direção, ressalto com satisfação que o Ideb se relaciona com o Plano Nacional
de Educação que foi aprovado em 2014 e propõe, na Meta 7: "fomentar a
qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do
fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as médias nacionais para o
Ideb". De fato, a meta geral do Ideb para o Brasil estabelece a conquista
de 6 pontos na primeira etapa do Ensino Fundamental até 2022. Ressalto, no
entanto, que as metas são diferenciadas para cada rede e escola. Estados,
municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto,
para que o Brasil chegue à meta 6 em 2022. Não podemos desanimar e devemos
trabalhar em prol das melhorias necessárias na Educação Básica do nosso país,
inspirados pelas palavras do filósofo Immanuel Kant, que afirmou: “É no
problema da Educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.
O que estamos esperando? Vamos alçar voo nas asas do desenvolvimento da
Educação Básica rumo ao céu radiante da conquista da cidadania. Voemos
impulsionados pelos ventos auspiciosos da esperança e do bem comum! Vamos
voar com liberdade! Vamos encorajar voos infinitos! Vamos sair definitivamente
das gaiolas que nos prendem!
Antonio Artequilino - consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional.
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