Pesquisa digital é realidade para 73% dos shoppers e esse número tende a aumentar pós pandemia
O
novo consumidor, principalmente este novo perfil (durante a pandemia) apresenta
nível de exigência elevado e total adaptação ao digital, visto que possui fácil
acesso à informação. Toda esta informação faz com que ele necessite se sentir
envolvido com o produto ou serviço antes de consumí-lo, afinal os valores da
marca precisam estar alinhados com os seus.
Segundo o estudo High Tech Retail segunda edição, do Grupo Croma, mesmo
declarando que pretende migrar boa parte das suas compras para o canal on-line,
o shopper ainda vai se manter fiel à loja física em determinadas categorias.
Isso porque, em alguns segmentos, a experiência com o produto ainda será
fundamental para uma boa compra. As lojas físicas têm maior participação
entre os produtos destinados ao consumo imediato ou perecíveis, como alimentos
(88%), limpeza (83%) e medicamentos (81%) ou quando as experiências sensoriais
e a experimentação são mais importantes, como cosméticos (70%), moda (66%) e
casa e móveis (60%).
A tendência é que a oferta de produtos seja unificada entre os canais e que o
sistema de entrega consiga atender a agilidade e a praticidade das demandas
tanto de quem compra on-line quanto de quem compra na loja, mas prefere receber
em casa, segundo o estudo.
As compras on-line ganham incremento principalmente nas categorias nas quais já
se tem ideia do funcionamento do produto, como itens de lazer (67%),
eletrônicos (63%), informática (62%), celular (61%), eletrodomésticos (53%) e
livros (53%). Estas categorias proporcionam produtos similares, oferecidos em
várias lojas, que podem ser detalhadamente comparados com facilidade no mundo
virtual, aponta o estudo. Os aplicativos de compra pelo celular vão
evoluir e oferecer cada vez mais opções de interação e entregas. Hoje eles já
permitem a compra do que se quer e onde se quer, com entregas onde o consumidor
estiver. Assim, os ambientes físicos deverão se adaptar a esse tipo de
tecnologia para atender demandas de compra, mesmo que o cliente não tenha
entrado na loja física.
“Segundo o estudo, a tendência é aumentar cada vez mais a pesquisa e a compra
on-line. Hoje a pesquisa on-line de produtos já é uma realidade para 73% dos
shoppers e nos próximos 3 anos esse número tende a aumentar para 77%. Já a
compra on-line faz parte do hábito de 43% dos shoppers e em 3 anos deverá chegar
a 58%. Porém, ainda há quem vai preferir pesquisar e comprar na loja física
(11%) e quem vai pesquisar on-line, mas comprar em loja física (31%)”, declara
Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
Para conquistar o novo consumidor, as marcas precisam acompanhar cada passo de
seus clientes para estar com a expectativa e as entregas sempre alinhadas. Ter
o consumidor no centro das decisões, atentando-se às suas necessidades e
hábitos, trará cada vez mais valor à marca e maior consideração do shopper no
momento da compra.
Edmar Bulla - CEO e fundador do Grupo Croma de design
de inovação. Graduado pela ESPM, possui mestrado em Neurociência e
Comportamento pela PUCRS e especialização em Marketing Digital por Harvard,
além de ser formado em Música, Filosofia e Conselheiro de Administração pelo
IBGC. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e Grupo WPP, ocupando posições de
liderança regionais e globais. Bulla é idealizador do aplicativo Rainbow para o
público LGBT+, que oferece mais de 30 serviços integrados. É coautor do livro
Líderes de Marketing, colunista da IstoÉ Dinheiro, autor do podcast sobre
inovação Ouça Bulla, além de professor convidado e palestrante em eventos no
Brasil e exterior. Também é apaixonado por cultura, cognição e comportamento.
https://cromasolutions.com.br/
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