Especialistas em
idiomas do aplicativo Babbel identificaram as novas expressões que compõem o
jargão de quem deseja criar conteúdo para a rede social TikTokPixabay
Com mais de 500 milhões de usuários ao redor do
mundo, o TikTok se tornou a rede social mais usada por crianças e jovens para
criar e compartilhar vídeos curtos, originais e criativos. Dentro desse
universo, os usuários instalaram seus próprios jargões, com palavras e hashtags
próprias que, fora da comunidade tiktoker, têm significados
completamente diferentes.
“Faz parte do trabalho do linguista acompanhar as
mudanças linguísticas em tempo real, já que a língua é um organismo vivo. Como
especialistas, precisamos prestar atenção nisso”, explica David
Marín, linguista sênior do aplicativo de idiomas Babbel.
Por isso, uma equipe de especialistas do aplicativo
de aprendizagem de idiomas Babbel, líder de mercado na Europa, fez uma seleção
das abreviações e expressões mais usadas no universo TikTok.
FYP (“For You Page”)
Em português, literalmente “Para Você Página”, a
sigla FYP se refere à página inicial, aquela que todos os usuários veem ao
entrar na plataforma. #FYP é uma das hashtags que milhões de jovens usam
para que todo mundo que entra no TikTok possa ver o conteúdo que um usuário
compartilhou e, dessa forma, conseguir ganhar mais seguidores e engajamento.
Challenge
“Desafio”, em português. Essa palavra é usada em
outras plataformas, porém, no TikTok, ela adquiriu ainda mais relevância porque
os usuários da rede social, em grande parte, fazem e compartilham coreografias
próprias ou de artistas consagrados com a intenção de que elas viralizem e
sejam imitadas pela comunidade tiktoker usando a hashtag #challenge.
Duets
Em português, “duetos”. No TikTok, os "duetos”
permitem combinar vídeos de diferentes usuários para gerar um conteúdo novo no
formato de tela dividida. Esse recurso possibilita responder de forma especial
às publicações de outros tiktokers.
F
Esse termo tem origem no mundo dos videogames. Na
série Call of Duty, quando um personagem morre, o console direciona
a pressionar a tecla F para que os jogadores possam honrar a morte. A Geração Z
se apropriou dessa simples letra e a transportou para o TikTok como uma
expressão para quando há um acontecimento triste ou algo não sai como o
esperado, por exemplo: “A Ariana Grande cancelou a turnê, F”.
POV (“Point Of View”)
Significa, em português, “Ponto de Vista”. Essa hashtag
é muito usada pelos tiktokers que querem encontrar vídeos
recriando cenas de uma perspectiva particular ou de determinado ponto de vista
com um contexto bem detalhado.
DC (“Dance Credits”)
O TikTok é a rede social em que as danças e
coreografias mais criativas são as protagonistas. O significado em português é
“Créditos de Dança”. Essa expressão é usada na plataforma quando alguém imita e
compartilha uma coreografia criada por outro usuário. A hashtag #DC
é uma forma de dar crédito, mencionando e reconhecendo quem inventou o
conteúdo.
Cringe
Esse anglicismo (cuja pronúncia em inglês é
parecida com Grinch) tem vários significados, mas, na atualidade, os mais
jovens o adotaram para descrever um conteúdo que provoca “vergonha alheia”. Há
uma abundância de vídeos e esquetes divertidos na plataforma, porém muitos
usuários não conseguem ser tão engraçados quanto gostariam, o que leva seus
conteúdos a viralizar com a hashtag #cringe ou #videocringe.
Clean
Em português, “limpo”. Outro anglicismo, este usado
para descrever conteúdos delicados e sensíveis.
Babbel - impulsionada por uma missão: todos aprendendo idiomas. Isso significa criar produtos que ajudam as pessoas a se conectarem e se comunicarem entre culturas. Babbel, Babbel Travel e Babbel for Business se concentram no uso de um novo idioma no mundo real, em situações reais, com pessoas reais. E funciona: estudos com pesquisadores da Universidade de Yale, da Universidade da Cidade de Nova York e da Universidade Estadual de Michigan comprovaram que o app faz com que os usuários falem com confiança e em menos tempo do que com métodos tradicionais. O segredo é a combinação de humanidade e tecnologia. Mais de 60.000 lições em 14 idiomas são criadas manualmente por mais de 150 linguistas. O comportamento do usuários é analisado continuamente para moldar e ajustar a experiência do estudante. Assim, o produto está sob constante adaptação de seu conteúdo interativo e podcasts.mComo a Babbel é para todos, sua equipe é tão diversa quanto o seu conteúdo. De Berlim e Nova York, 750 profissionais de mais de 60 nacionalidades criam uma conexão verdadeira com milhões de assinantes pagantes em todo o mundo. Isso é o que faz da Babbel o aplicativo de idiomas mais lucrativo do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário