Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Qual é a relação entre ansiedade e álcool?


Entender a relação entre ansiedade e álcool ajuda na busca de respostas mais concretas para reduzir as consequências do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e do transtorno de ansiedade. No entanto, nem sempre é fácil lutar sozinho e controlar sentimentos que estimulam tais comportamentos prejudiciais à saúde.

Tendo isso em vista, a proposta deste artigo que contou com a colaboração do psicólogo do HSM Antônio Chaves Filho, é mostrar como amenizar os impactos desse problema, além de apresentar as melhores alternativas de tratamento para a ansiedade. Veja, então, como e onde buscar ajuda para reabilitar a saúde mental e melhorar a qualidade de vida. Boa leitura!


Quais são os sintomas de uma crise de ansiedade?

Também chamados de transtornos ou de distúrbios de ansiedade, os episódios de ansiedade em mulheres e homens podem se manifestar de diversas formas. As características variam de acordo com o estado emocional da pessoa, mas, quase sempre, os sintomas também afetam a saúde física.

Nesse quadro, um dos sinais mais evidentes é a dificuldade de controlar a irritabilidade e o estresse concomitantes durante as crises de ansiedade. Desse modo, há prejuízos imensos resultantes disso, como impulsos que afetam a qualidade das ideias, a expressão dos sentimentos e as atitudes.

Muitas pessoas são dominadas pela ansiedade em situações específicas, como no trânsito, durante uma prova importante ou em entrevistas de emprego. Uma das maneiras de amenizar essas crises é buscar meios de promover a concentração em outras coisas que ajudem a se desfocar do motivo desencadeador da ansiedade.

Como ela surge, geralmente, por antecipação a algum evento que gera insegurança, o ideal é manter uma organização e um planejamento adequado para diminuir o risco de desenvolver tais episódios. É igualmente importante centrar a atenção no agora e deixar o amanhã para quando ele chegar.

Contudo, listamos alguns sinais que podem indicar a possibilidade de desenvolver crises de ansiedade. Veja quais são:

·         humor alterado;

·         dificuldade para relaxar;

·         irritabilidade e impaciência;

·         mente constantemente agitada;

·         ganho ou perda de peso com muita rapidez;

·         sudorese e tremores nas mãos e nas pernas;

·         taquicardia (batimentos cardíacos acelerados);

·         cansaço físico excessivo e esgotamento mental;

·         preocupação excessiva com um compromisso futuro;

·         muita dificuldade para controlar pensamentos acelerados;

·         sinais de angústia, apreensão e expectativa negativa quanto ao futuro;

·         dificuldade de concentração e desmotivação para cumprir os compromissos.


Que recursos são úteis para o controle imediato?

Enumeramos alguns recursos que podem ser úteis para controlar, de imediato, as crises geradas na relação entre ansiedade e álcool. Confira!


Pratique exercícios respiratórios

Desde as épocas mais antigas, alguns povos defendiam o uso de técnicas respiratórias para obter mais controle mental e provocar, por meio da força mental, efeitos analgésicos sobre momentos de dores agudas ou crônicas. Por isso, essa cultura de utilizar a respiração como um mecanismo de controle sobre a ansiedade ainda permanece como legado de nossos ancestrais.

Vale destacar que os efeitos de tais exercícios respiratórios variam para cada indivíduo. Entretanto, quando praticados adequadamente, eles têm se mostrado benéficos e eficazes para reduzir os sintomas da ansiedade e os riscos de crises mais intensas.


Faça meditação

A meditação também é uma técnica milenar que se originou dos costumes dos povos orientais que habitavam a porção meridional do continente asiático. Essa prática está associada à promoção do relaxamento mental e pode trazer benefícios significativos para a mente e o corpo.


Cuide de animais de estimação

Assim como os sintomas da ansiedade podem ser diferentes entre as pessoas, as formas de tratamento também se diversificam de acordo com o perfil de cada um. Para quem ama pets, por exemplo, cuidar de um animalzinho pode ajudar no controle dos episódios de ansiedade. Por isso, o ideal é conversar com um especialista para receber a orientação terapêutica mais apropriada.


Mantenha a mente ocupada

O controle da ansiedade exige a busca de ações capazes de relaxar e retirar a pessoa do foco causador de episódios ansiosos. A orientação é manter a mente ocupada com algo positivo, que o torne tranquilo e equilibrado para alcançar a plenitude mental. Outra dica valiosa é aprender a controlar os sentimentos e pensamentos inseguros, em vez de se esforçar para reagir negativamente a eles.


Quais os riscos da relação entre ansiedade e álcool?

A dependência em álcool pode ser uma das razões para o desenvolvimento de distúrbios, como ansiedade e depressão, mas essa situação é complexa, já que a ansiedade também pode levar ao alcoolismo e à dependência química. O consumo frequente de bebidas alcoólicas descontrola a liberação regular de substâncias cerebrais responsáveis pelo controle emocional, o que eleva a vulnerabilidade às crises de ansiedade.

Nesse contexto, observe os perigos associados à relação entre ansiedade e álcool:

·         aumento do risco de ataques de pânico;

·         a pessoa demonstra excessiva preocupação com os atos da noite anterior, mesmo quando tem plena consciência de que nada estava errado;

·         ela se torna mais vulnerável a comportamentos de risco, como fazer sexo desprotegido quando estiver sob efeito do álcool;

·         o indivíduo cria conflitos com familiares, cônjuges ou amigos por insistir em explicar o que não se lembra como aconteceu;

·         pode ainda desenvolver condutas como às de certos tipos de alcoólatras, que bebem às escondidas e negam o fato perante amigos e parentes.


Como tratar ansiedade?

O tratamento da ansiedade pode ser feito de diferentes modos. Entretanto, o ideal é realizar uma avaliação em uma instituição especializada em saúde mental. Somente um profissional competente e experiente nesse ramo poderá determinar a intervenção melhor adequada que apresenta mais chances de atingir resultados satisfatórios.

Atualmente, os tratamentos para o controle dos episódios de ansiedade são realizados por:

·         suporte psicológico com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar;

·         terapia cognitivo-comportamental;

·         medicamentos ansiolíticos;

·         práticas alternativas.

Pode-se perceber, por fim, que entender a relação entre ansiedade e álcool é um dos aspectos essenciais para decidir os métodos terapêuticos mais eficazes para tratamento. No entanto, a escolha de uma instituição referência em saúde mental é o diferencial para a recuperação do bem-estar e o retorno ao convívio social harmônico de quem enfrenta esse desafio.

 

 


Hospital Santa Mônica - Itapecerica da Serra - SP
(011) 4668-7455 
(011) 99667-7454 
contato@hospitalsantamonica.com.br
Acesse o mapa 

 

Clínica Integrativa - São Paulo - SP
(011) 3045-2228
contato@hospitalsantamonica.com.br
Acesse o mapa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados