De
acordo com pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes
Lojistas do Estado de São Paulo), 55% dos lojistas preveem queda de 5% nas
vendas para o Dia dos Pais, 25% dos empresários presumem um percentual negativo
de 10%, e os 20% restantes dos comerciantes têm expectativas que o Dia
dos Pais seja estável, sem crescimento ou números negativos nas vendas.
“Após
quatro meses do anúncio da quarentena, ainda estamos vivendo o impacto
econômico por conta da crise causada pelo novo coronavírus. Diante desse
cenário, o comércio varejista reflete impactos negativos nas vendas, como a
expectativa para o Dia dos Pais”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício
Stainoff.
Para
os lojistas, os setores que mais podem ser favorecidos nas vendas são
vestuário, calçados, perfumes, eletrônicos e ferramentas. O Dia dos Pais é uma
das datas mais importantes do segundo semestre para o varejo.
Cerca
de 95% dos lojistas têm expectativas positivas referente a liquidação de
inverno, pois coincide com o Dia dos Pais, dessa maneira os descontos nos
produtos podem chamar atenção do consumidor e impulsionar as vendas, outros 5%
supõem que os consumidores estarão em busca de outros tipos de presentes.
Devido
a readaptação no modelo de negócio das empresas, do físico para o online, 60%
dos lojistas acreditam que a maior parte das compras para o Dia dos Pais será
por meio do e-commerce, visto que os clientes ainda estão receosos de sair e
preferem receber os produtos em casa, outros 40% dos empresários preveem uma
divisão referente as vendas nas lojas físicas e virtuais.
A
pesquisa foi realizada com a participação das principais CDLs do Estado de São
Paulo.
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