Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Mudança de hábito: pandemia desperta interesse nos consumidores em consumo responsável e alerta sobre a necessidade das empresas por políticas de Responsabilidade Social

A pandemia acelerou um processo que vinha caminhando lentamente no cenário empresarial do Brasil: a atenção e a urgência por políticas de Responsabilidade Social, cada vez mais estruturadas, por parte das empresas. Não só as companhias sentiram essa necessidade, como os próprios consumidores passaram a priorizar marcas que tenham esse olhar social e ações efetivas que ajudem causas importantes. Agora com a pandemia do novo coronavírus, para 64% dos consumidores, as empresas favoritas precisam colaborar com a geração de empregos e ajudar pessoas do grupo de risco durante a pandemia, segundo dados da Hibou, empresa que monitora o mercado e consumo. Outro estudo, da Research Institute da Capgemini, apontou a mesma tendência: 79% dos consumidores diz estar mudando as suas preferências de compra com base nos critérios de responsabilidade social, inclusão e impacto ambiental das marcas. 


A Cashback World, umas das maiores Comunidades de Compras do mundo, multicanal e multissetorial, presente em 49 países do mundo, já tinha percebido essa necessidade. Visando apoiar medidas no campo da educação, defender os direitos das crianças e auxiliar projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, ajuda a manter duas fundações beneficentes: a Child and Family Foundation, desde 2008, e a Greenfinity Foundation, desde 2011. Cada compra feita na plataforma da Cashback World, em todo o mundo, tem parte revertida para apoiar essas duas ONGs.


"Para nós, é muito importante dedicarmos esforços em prol de causas tão importantes. Principalmente num período tão delicado como o que estamos vivendo, sabemos que as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social são as que mais sofrem os impactos da pandemia, tanto em condições sanitárias, de saúde, quanto em condições econômicas. Acredito que as empresas de todo o mundo estão enxergando a importância de assumir esse papel de agente social transformador", afirma o CEO Américas da myWorld - operadora da Cashback World no Brasil, Roberto Freire.

A Child & Family Foundation beneficia hoje cerca de 38 mil pessoas, com 95 projetos, em 41 países. Sob o mote 'educação para todos', a ONG trabalha construindo escolas em regiões carentes pelo mundo e promove, anualmente, a campanha ‘Angel for a Day’, com voluntários que dedicam um dia a crianças e adolescente carentes, proporcionando atividades que, normalmente, eles não teriam acesso. Já aconteceram mais de 100 dessas campanhas, pelo mundo todo, e essas experiências despertam mais alegria e motivação para os jovens e crianças. Neste ano, devido a pandemia, a ação não acontecerá presencialmente, mas, a ONG, juntamente com a Cashback World, está promovendo campanhas educativas e de sensibilização para arrecadar doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene.

Aqui no Brasil, além dos programas mundiais, a ONG tem um projeto específico, o Parajuru, no Ceará, que ajuda na profissionalização de mulheres carentes que são provedoras do sustento das suas famílias, para que possam garantir renda.

A outra instituição, a Greenfinity Foundation, promove projetos que ajudam o meio ambiente e, aqui no Brasil, ela coordena um projeto que visa acabar com a sede, construindo poços artesanais para famílias de regiões mais secas, como na Bahia, garantindo o acesso à água limpa para várias famílias brasileiras, recurso fundamental principalmente agora, durante a pandemia. O projeto começou em 2013 e já construiu, até hoje, quase 270 poços, atendendo 3.500 pessoas, e continua em andamento. A ONG beneficia mais de 16 mil pessoas, em todo o mundo, com 90 projetos em 21 países.

"É importante sabermos que estamos construindo um negócio que não olha apenas para si, mas para todo o ecossistema e em vários países do globo", finaliza Freire.

 

 

Child & Family Foundation

www.childandfamily.foundation


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados