Especialista do segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL) dá
dicas para ajudar os pequenos negócios
Em São Paulo, os bares e restaurantes foram liberados para abertura gradativa a partir de 6 de julho. Mas, para retomada efetiva do setor, são necessárias diversas medidas. Em recente levantamento do instituto brasileiro de pesquisa Hibou, 58% dos brasileiros só irão a restaurantes sem aglomeração e 79,5% consideram condicional o uso de máscaras por toda a equipe de atendimento dos locais e serviços.
De
acordo com a Ana Paula Coelho, CEO da Monte Carlo Alimentos (https://www.montecarloalimentos.com.br/)
- distribuidora com 26 anos de mercado focada em pequenos negócios do setor
food service - manter a organização do pequeno negócio ajuda a diminuir os
prejuízos. “Pequenos e médios comércios que não realizam um controle de estoque
eficaz podem sofrer impactos nas vendas e na produtividade do negócio”,
afirma.
A especialista listou 4 dicas importantes para ajudar comerciantes na organização do seu estabelecimento:
1. Controle o estoque do
estabelecimento
Com
a atual mudança de comportamento do consumidor, o ideal é diminuir a capacidade
do estoque em relação ao período anterior ao coronavírus. O organização do
estoque demanda cautela e pode alterar o custo desse estabelecimento. O local
onde os alimentos são armazenados tem influência direta sobre a sua qualidade e
durabilidade. Locais com alta incidência solar e infiltrações, por exemplo,
aceleram o apodrecimento e o surgimento de mofo em frutas e legumes. Vale a
pena investir em um espaço adequado para não ter perdas de insumos ou problemas
com a vigilância sanitária. Ele não deve ter problemas estruturais, como
rachaduras, alta incidência de raios solares, nem ser muito úmido. Todos esses
fatores diminuem consideravelmente a sua vida útil.
2.
Garanta serviços futuros
Use
a criatividade para gerar caixa. Receber antecipadamente pelos serviços pode
ser extremamente útil neste momento em que você precisa aumentar seu capital.
Construir uma estratégia de voucher, cartão-presente e até cartão fidelidade
pode ser uma saída interessante para o seu negócio. Pense em formas criativas
de chamar atenção do cliente para a causa em si e se organize para realizar
esses atendimentos futuramente de forma a não impactar sua estrutura.
3.
Continue vendendo por meio de delivery
Mesmo
com a reabertura dos estabelecimentos, muitas pessoas não se sentem seguras em
frequentar esse tipo de espaço público. Por isso, as entregas são fundamentais
para garantir o atendimento daqueles que ainda vão preferir pedir comida de
casa. Também é importante ficar atento às embalagens e ao tipo de alimento ou
produto que será enviado. O cliente espera em casa a mesma experiência que
passaria ao comer no restaurante.
4.
Use a tecnologia a seu favor
Invista
em tecnologias que agilizam processos e libere seu tempo para dedicar a outras
atividades. Com a Monte Carlo é possível melhores negociações com os
fornecedores, sofrendo menos interrupções no dia a dia. A distribuidora possui
um canal de vendas na internet que ajuda a aumentar as possibilidades de compra
dos bares, pizzarias e restaurantes. É possível escolher entre enviar uma
mensagem do próprio celular, ser atendido pelos consultores ou comprar produtos
a qualquer hora do dia por uma plataforma B2B.
5.
Renegocie os custos do estabelecimento
É
possível, por exemplo, pedir a isenção das cobranças estatais como água e luz.
Também é importante buscar negociar as dívidas, procure por concessões de
crédito e principalmente renegocie seus custos fixos como o aluguel de imóvel e
máquinas.
Monte Carlo
Alimentos
https://www.montecarloalimentos.com.br/
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