Segundo estudo da consultoria Conversion, ecommerce registra o terceiro melhor período da série histórica dos últimos 12 meses
As maiores lojas virtuais no
Brasil atingiram a marca de 1,29 bilhão de acessos de consumidores em
julho e comemoram o terceiro melhor desempenho de audiência da série histórica
dos últimos 12 meses. Os dados constam do Relatório
Setores do E-commerce no Brasil, um estudo de 126 páginas da consultoria
Conversion, especializada em marketing e comércio eletrônico, que traz uma
análise dos 200 maiores sites de vendas online (no total, 216 lojas) e 15
setores que compõem o cenário do ecommerce nacional.
Segundo o relatório, o desempenho de acessos em julho só foi inferior ao
registrado em maio deste ano (auge da pandemia e Dia das Mães) e de novembro de
2019, conhecido como o “natal do comércio eletrônico”, por conta da Black
Friday. Os portais de ecommerce tiveram cerca de 15 bilhões de acessos nos
últimos 12 meses.
O estudo mostra ainda que a audiência de julho no comércio eletrônico cresceu
25% em relação à média mensal registrada no período pré-pandemia no País
(fevereiro 2020). “Enquanto as lojas e shopping centers estão reabrindo
gradativa e parcialmente no Brasil, o e-commerce não para de crescer e mudou
para sempre o hábito de compras do consumidor. Prova disso é que, mesmo com a
reabertura do varejo físico, o comércio eletrônico registrou mais um recorde em
julho, consolidando-se como o terceiro melhor mês da história”, comenta Diego
Ivo, CEO da Conversion.
De acordo com o relatório, o turismo foi o setor que mais cresceu em julho, com
aumento de 29,6% em relação ao mês anterior. No acumulado dos demais setores, o
crescimento do comércio eletrônico foi no geral bastante tímido, cerca de 1%
nos últimos 60 dias.
Crescimento dos setores no comércio eletrônico (junho x julho)
Turismo: 29,60%
Esportes: 11,15%
Importados: 5,95%
Moda & Acessórios: 5,84%
Calçados: 4,51%
86% dos brasileiros realizaram compras durante a pandemia
Como suporte aos dados de audiência, a Conversion realizou uma pesquisa de opinião com 395 brasileiros a partir de 18 anos, no final de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,9 p.p.
Segundo o levantamento, 86% dos brasileiros conectados à Internet realizaram compras durante a pandemia. Sendo que Roupas & Acessórios foi a categoria preferida de presentes.
Canais que mais influenciaram a decisão de compra
No estudo da Conversion, o Google foi o canal que mais influenciou o consumidor a decidir por qual produto comprar. Foi o que afirmaram 63% dos consumidores.
Em segundo e terceiro lugar estão Instagram e Facebook, com, respectivamente, 46,45% e 46,15% de respondentes. O TikTok, rede social que é um fenômeno, influenciou muito pouco (4,44%) as compras pela Internet, mesmo índice do Rádio.
Sobre o estudo
O relatório, que pretende ter frequência mensal, com o objetivo de trazer informações relevantes e grandes insights para profissionais que movimentam o PIB brasileiro por meio do e-commerce.
Enquanto há outros estudos que trazem uma visão geral e econômica, a Conversion entende que faltavam dados táticos e confiáveis para melhor tomada de decisão por gestores e especialistas de marketing e e-commerce.
Por esse motivo, foi criado este estudo com uma abordagem diferente de tudo o que há no mercado, utilizando dados de tráfego (audiência de site) e canais (Google, direto, redes sociais, etc.), a fim de trazer uma base comparativa para os profissionais de vendas.
O relatório está sendo lançado em sua versão beta e, enquanto isso, será gratuito; o objetivo é inspirar empresas no Brasil a crescerem e impactar positivamente a vida dos consumidores.
O estudo está disponível pelo link: https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce.
Conversion
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