Confira todos os detalhes necessários para fazer a sua
É sabido que na hora de criar uma marca ou até
antes mesmo desse processo, os empreendedores já pensam em como o design do seu
logotipo será, aquele que representará o negócio, que irá transmitir todos os
seus valores num simples olhar e que é super importante para criar a identidade
visual desejada com o seu público.
PLANEJANDO O LOGOTIPO
O Logotipo é um dos primeiros passos a ser pensado
antes de iniciar um negócio, é por meio deste que o público reconhecerá e
distinguirá o produto, marca, instituição ou empresa.
Mas se você está pensando em utilizar objetos que
façam relação com o produto vendido ou que são comuns no reconhecimento geral,
por exemplo, uma toga para uma empresa que vende cursos, essa não é a melhor
escolha, a gente te conta o porquê.
MONTANDO O SEU LOGO
1. As imagens
O logo não é apenas um conjunto de imagens e ou letras,
que formam um padrão característico, fixo e peculiar de imagem dessa marca,
produto, empresa e afins. Mas, o cartão postal de todo o seu negócio, e que
através deste, o seu público consumidor irá se identificar com o seu produto ou
serviço. Por exemplo: uma marca pode ter uma logo única que diferencie seu
produto ou serviço do seu concorrente, bem como, pode haver vários logotipos
para cada produto ou serviço oferecido.
Entretanto, usar imagens sem diferencial ou que
identifique seu produto ou serviço, ou seja, comum, não é a melhor opção. Você
precisará criar um logotipo que te represente, que seja fantasioso, mas que
seja único, selecione cada detalhe que se relacione com o seu propósito, crie a
sua própria imagem. Quanto mais diferenciado for o seu logotipo, mais chances
de brilhar ele tem.
Pois ao utilizar elementos que sejam comuns a
todos, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sempre pensando
na unicidade da sua marca, entende que você não possui um diferencial de outras
que utilizam os mesmos elementos, logo você acaba não podendo impedir que estas
empreguem as mesma imagens que compõem a sua logo, e o INPI pode indeferir a
sua marca.
A orientação é que TODO logotipo tenha um cunho
distintivo, ou seja, uma condição fundamental para que a marca possa se
distinguir das outras existentes.
2. A construção
A logo por sí só já constitui uma identidade de
marca, ela possui os elementos que são considerados primários, secundários e os
terciários, assim, para que esse possa ser efetivamente um registro de imagem
do negócio.
Primários: o símbolo que representa a marca, a
forma única com que o nome é registrado, e a marca;
Secundários: cores, tipografias e organização dos
elementos
Terciários: acessórios, grafismos e elementos
complementares. Um mascote da marca por exemplo.
Nossa orientação é que o usuário crie logotipos
diferentes para que está possa ser identificada pelos consumidores, e de que em
nenhum momento possua alguma incapacidade, sugerindo a importância de contratar
uma empresa de design com vasta experiencia para que possa criar algo único
para o seu negócio e que juntamente com o seu logotipo e propósito possa criar
como a marca se comunicará com os diversos públicos e meios de usá-la de forma
adequada.
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A
Capelatto
Márcia
Araújo da silva - Diretora executiva
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