Há quatro ferramentas extremamente importantes para qualquer tipo de negócio, sendo que uma delas é composta por conhecimento, habilidade e atitude, mais conhecida como CHA. É a interseção desses três comportamentos que geram o sucesso profissional, por isso se faz necessário ter conhecimento e a prática do negócio, não apenas saber dirigir. E além de todos esses itens, se não houver vontade de querer realizar, nada vai para frente.
A segunda que eu vou indicar é a análise SWOT, um
quadro em que são colocados os pontos fortes, as oportunidades, pontos fracos e
ameaças. No primeiro ponto, é importante destacar quais são as características
relevantes da sua empresa que podem posicioná-la no mercado competitivo de
forma que fique em evidência. Já as oportunidades, são questões em que não se
pode controlar, porque são fatores externos que as determinam. Também é
necessário colocar na ponta do lápis os pontos fracos, sem medo ou receio, pois
é essencial identificar os gargalos do negócio. Por último, as ameaças, os riscos
que podem ser enfrentados.
As oportunidades e ameaças são variáveis
incontroláveis do cenário, já os pontos fortes e fracos são mutáveis e podem
ser alterados de acordo com a gestão. As fraquezas precisam ser estudadas para
que se tornem pontos fortes, e as ameaças analisadas para a criação de
estratégias. Enquanto isso, muitas pessoas deixam de enxergar as oportunidades,
essenciais para a evolução.
Para saber mais sobre esse assunto, um bom livro
que posso recomendar é O jeito Harvard de ser feliz. Uma das
discussões trazidas nele é a seguinte: quem tem sucesso é feliz, ou quem é
feliz tem sucesso? Fazer esse questionamento também pode ajudar em todo o
processo.
A terceira ferramenta é chamada de 5W2H, que
auxilia na execução tarefas que nos propomos a realizar, seja melhorar a gestão
financeira, captar mais clientes, treinar a equipe etc. Essa organização
permite criar um passo a passo de como essa iniciativa será implementada.
Os 5W são compostos das seguintes questões: o que,
quem, quando, onde e porquê. Vamos supor que a tarefa é relacionada a gestão
financeira (o que?), o executor será o gerente (quem?) e ele vai fazer o
processo no escritório (onde?), já o prazo é determinado tendo em mente que
necessário ter um começo, meio e fim (quando?) e, por último, é preciso ter uma
razão para fazer essa tarefa (porquê?).
Após concluir os 5 W’s, passamos aos 2H’s, que é
onde será dissecado como esse processo será executado e qual será o custo dele.
Quando se fala nisso, o primeiro pensamento que passa pela cabeça é relacionado
a dinheiro, mas não é somente sobre isso, na realidade existem outros custos
que nos impedem de realizar determinadas ações. Alguns livros relatam, e
geralmente é verdade, que dois dos maiores esforços atualmente são o tempo e a
atenção. Esses são artigos de luxo, porque as pessoas dificilmente dispõem por
conta de grande concorrência de informação nos dias de hoje.
Vale lembrar também que todas as responsabilidades
que são delegadas precisam de controle, não se trata de fiscalização, mas sim
acompanhar os processos na intenção de melhorá-los.
A quarta e última ferramenta chama-se PDCA (plan,
do,
check
e action).
Essa é uma técnica que ajuda a gerenciar e comparar o planejamento e os
resultados, além de verificar se esses estão coerentes com o plano proposto e,
com isso, determinar qual será a ação realizada. Do contrário, é necessário
retomar o planejamento para saber quais etapas precisam ser alteradas.
Independentemente da ferramenta que mais lhe
agrada, o primeiro passo sempre será estabelecer metas e métodos para chegar ao
objetivo final. Em seguida, é necessário treinar e executar o que precisa ser
feito, para então checar os resultados e as metas alcançadas. Por último vem a
ação, que pode ou não ser corretiva, dependendo dos resultados.
Conhecendo essas ferramentas, é possível fazer
análises precisas de como melhorar os resultados da sua empresa, com base em
informações que estão disponíveis interna e externamente.
Dr.
Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da
saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um
nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de
negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto,
abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS
Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria
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