A ClearSale listou os tipos mais comuns e as dicas para se proteger durante as compras online
O varejo eletrônico foi um dos que mais cresceu na
quarentena. A necessidade de isolamento fez com que mais consumidores
descobrissem as facilidades das compras online e ampliou a utilização daqueles
que já eram adeptos do canal. Levantamento da ClearSale, empresa líder em
soluções antifraude nos mais diversos segmentos, aponta aumento de 63,5% nas
tentativas de fraudes nos primeiro seis mês do ano, totalizando R$ 765 milhões
em fraudes evitadas.
Junto com o crescimento das compras, aumentaram
também as tentativas de fraudes. Os fraudadores aproveitam o descuido dos
usuários para roubar dados, como CPF e número de cartão de crédito prejudicando
lojistas e consumidores.
“Os fraudadores estão sempre atentos a novas
possibilidades para obter dados para cometer novas fraudes, utilizando os dados
de bons clientes para realizarem compras no varejo eletrônico. Por isso, é
importante que os consumidores fiquem atentos aos links que clicam na internet,
a ofertas imperdíveis que chegam por e-mail ou whatsapp e prestar atenção nas
lojas online onde efetuam as compras, verificando seu histórico e idoneidade”,
alerta Omar Jarouche, diretor de Soluções da ClearSale.
Conheça abaixo os tipos de fraudes mais comuns e
como evitá-los.
Fraude efetiva ou deliberada: é o tipo
de golpe quando os fraudadores utilizam dados roubados de clientes verdadeiros
para realizar compras nas lojas online. Quando o real titular dos dados percebe
a fraude, pode acionar a instituição financeira e cancelar a compra. Desta
forma, o prejuízo fica com o lojista, que deve ter uma solução antifraude, que
identifica a tentativa antes da compra ser concluída e possibilita a sua não
aprovação.
Autofraude: Nesse caso, a fraude não ocorre por
terceiros, mas pelo próprio titular da conta. Após concluir a transação e
receber o produto, contata a administradora não reconhecendo o valor,
solicitando o estorno. É o tipo mais difícil de ser detectado, pois todos os
dados são verdadeiros, mas já há tecnologia para identificá-la.
Fraude amigável: Esse tipo acontece quando uma pessoa conhecida do titular do cartão realiza a compra, mas sem seu conhecimento ou consentimento. Para se proteger é importante não compartilhar os dados do cartão de crédito, evirando dores de cabeça futuras.
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