A tão esperada retomada do turismo já está acontecendo, de forma gradual, principalmente, em território nacional. Mas, ainda há muito a se pensar, mudar e reorganizar. O prejuízo financeiro e o desgaste emocional não afetaram somente os empresários do setor, muitos clientes tiveram dores de cabeça com viagens canceladas, reembolsos não realizados e, até mesmo, passageiros que, em outros países, tentavam retornar para suas casas e, sem suporte ou atendimento, acabaram ficando muito mais tempo em solo estrangeiro.
Mesmo com o grande
número de cancelamentos de voos, fechamento de atrações e pontos turísticos,
têm surgido na Internet, cada vez mais, pacotes turísticos em promoções
tentadoras, o que tem chamado a atenção até de órgãos de defesa do consumidor.
Para se ter uma ideia, a Fundação Procon inaugurou em março um canal de
reclamações ligadas ao período de quarentena. E, segundo informações da
instituição, agências de viagens online somam 52% do total de reclamações e
companhias áreas 25%.
Nas agências de
viagens tradicionais, as equipes atenderam, prontamente, as ligações e
retornavam os e-mails ajudando inúmeros viajantes, cliente ou não, a remarcar a
viagem ou retornar para a sua casa - tudo isso, enquanto os escritórios
permaneceram fechados durante o período de quarentena. A paz de espírito e a
resposta ágil é a melhor coisa que os agentes de viagens podem oferecer nestes
tempos. Nossos clientes podem nos contatar, por exemplo, por e-mail e telefone
sem necessidade de passar horas esperando para ser atendido. Esta é uma das
coisas que realmente distingue um profissional de viagens da internet.
Toda essa situação de
dúvidas, incertezas e medos, gerada pela pandemia, tem aumentado o interesse
dos consumidores em buscar um profissional que, desde muito tempo, atua no
apoio aos viajantes: o agente de viagens. Mesmo em tempos que qualquer pessoa
pode adquirir suas passagens, contratar serviços e programar todos os passos da
viagem sozinha, contar com um profissional durante essa volta gradual do setor
e, principalmente, após a pandemia, pode fazer toda a diferença. Só um agente
experiente vai garantir e se responsabilizar por informar os procedimentos e
restrições quanto à segurança, principalmente sanitária, verificar e acompanhar
o status de voos, se o hotel está operando de acordo com as medidas de
prevenção estipuladas e, caso o pacote seja cancelado, é ele que cuidará de
todo o processo do reembolso ou remarcação. É fundamental conhecer e escolher
fornecedores confiáveis e capazes de reembolsar os clientes - e saber quais
foram resistentes a fornecer reembolso em dinheiro e tentaram impor restrições.
Assim, o consumidor pode evitar perder tempo, dinheiro e o sossego na busca por
uma solução adequada e que atenda sua expectativa.
Já os seguros de viagem serão ainda
mais importantes, não somente no aspecto do atendimento à saúde, mas também
para garantir o direito às mudanças e reembolsos. Estar protegido e flexível
ganhou mais importância que o custo final da viagem.
Muitos hotéis e
operadores, infelizmente, não voltarão a funcionar. Porém, muitos sites que
vendem os serviços desses estabelecimentos de forma online não atualizam a
lista dos seus credenciados com frequência. Sem contar que, atualmente, cada
país impôs suas restrições quanto a entrada de estrangeiros, e muitas
exigências para desembarque têm mudado de forma rápida. A Internet nem sempre
acompanha tudo isso, mas o agente saberá informar, de forma precisa, todas as
regras impostas pelo país de destino, evitando transtornos e até prejuízos
financeiros.
Nesse chamado
"novo normal" do turismo, é esperado que, as pessoas mantenham algum
receio de realizar viagens sujeitas a aglomerações, seja nos transportes ou
estabelecimentos visitados. Mas, a segurança pode estar garantida com o apoio
de um profissional e de uma agência de viagens física, que ela sabe onde
encontrar quando for necessário. O contato direto com um agente qualificado e
treinado já trouxe facilidades a quem estava em viagem lá atrás, quando
começaram as primeiras restrições por conta da pandemia, e certamente trará
mais segurança e tranquilidade nesse momento de retomada, proporcionando uma
experiência confiável da hora de fechar uma viagem ou de retornar para casa,
seja em experiências no Brasil ou fora.
Hoje, tenho a certeza
do quão fundamental os agentes de viagens serão para caminharmos juntos e
viajar pelo mundo nessa "nova era".
Luiz Cesar Giagio - diretor geral
da Estação Férias Viagens e Turismo - agência especializada em serviços
personalizados há mais 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário