Atualmente, os olhos das pessoas estão muito ligados ao
digital e as empresas precisam entender o perfil dos consumidores para se
adaptarem a essa nova realidade; mas, tendo essa necessidade em vista, muitas
vezes não conseguem traçar uma estratégia positiva
Nos últimos anos, investir em diversas estratégias de marketing digital se tornou essencial para muitas empresas, afinal, já é sabido que o digital invadiu o mundo dos negócios. Com o isolamento social e a necessidade de migrar as vendas de produtos e serviços, os empreendedores enxergaram as redes sociais como uma oportunidade para se manter estável. Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% dos brasileiros têm acesso a internet e, desse número, 97% acessa por meio dos dispositivos móveis. Isso comprova a necessidade das corporações entenderem o papel do marketing digital.
Porém, de acordo com Alex Vargas, especialista em marketing digital e empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, mesmo funcionado como uma solução para muitos empreendedores, existem algumas estratégias realizadas de maneira inadequada que podem gerar um efeito contrário do desejado. “São detalhes simples mas que podem passar despercebidos e estragar totalmente sua estratégia de vendas. Por isso, construir uma boa vitrine virtual é essencial”, explica.
Abaixo,
o especialista lista os principais erros e uma estratégia prática do que fazer
para seu resultado do marketing ser rápido e eficaz. Confira:
1
- Falta de paciência: tome cuidado com o imediatismo,
ansiedade e desespero. “Não é correto pensar que uma coisa que você nunca fez
vai funcionar perfeitamente logo na primeira vez. Não podemos comparar nossa
primeira semana com os três ou quatro anos de uma outra pessoa. Normalmente, os
processos no marketing digital não são rápidos. Gosto de indicar a estratégia
do 100 - 100 coisas, 100 dias, quando nos damos esse período cria-se um espaço
de tempo para os resultados aparecerem. Pensa: quanto tempo que leva uma
faculdade? Quanto tempo é um contrato de trabalho? Então, se livre desse
imediatismo, dessa ansiedade, desse desespero, saiba que as coisas não vão
acontecer logo de primeira, e que tudo leva o seu tempo”, alerta Alex
Vargas.
2
- Falta de planejamento: é necessário entender que todos
os empreendedores de sucesso tem um ponto em comum: disciplina. “Ela é
fundamental em um negócio, principalmente no início, e você precisa entender
como é sua disciplina do dia a dia, seguindo horário, alimentação, exercícios,
trabalhando a mente, para manter o foco. Não se compare com quem já está no
mercado há muito tempo, ou com perfis de ostentação, siga a sua estratégia e
tenha paciência e compreensão com seu processo”, revela Vargas.
3
- Não fazer uma análise de concorrência: para a estratégia
ser completa logo de início, também é preciso fazer uma análise de quem são os
concorrentes e o que estão falando. “O intuito aqui é entender o que está falando
na estratégia do outro para aplicar em seu negócio. Por exemplo: um arquiteto
percebe que seus concorrentes não estão falando sobre design biofílico, você
pode levar essa novidade para os seu público. Então, faça esse
diagnóstico desde início”, complementa.
4
- Ter um site não seguro: esse é um erro bem comum e que os
empreendedores, muitas vezes, desconhecem. “Caso você queira aplicar algumas
estratégias no seu site, na hora da criação, é preciso se certificar se o mesmo
está habilitado para receber as ações de marketing digital. Isso porque, é
preciso que as suas visitas se tornem em algum tipo de conversão (leads ou
vendas). Apenas os anúncios em si não vendem e nem geram contatos”,
salienta.
5
- 80% Prática e 20% Teoria: o “Princípio de Pareto” também
pode ser aplicado ao marketing digital. A partir dele é possível saber uma
propensão dos resultados dentro dos negócios. “Só estudar e não partir para a
ação não vai funcionar. Não fique esperando o momento, cenário ou equipamentos
ideais, apenas comece. No início, demorei para colocar em prático tudo o que
aprendi, pensava na câmera ideal para gravar o vídeo, edição e outras pontos,
mas o mais importante é o conteúdo e ir aprendendo na prática. É
fundamental se atualizar, mas também tudo que foi visto deve ser colocado em
prática. Estude em 20% do seu tempo e aplique 80% o que aprendeu. Essa teoria
também vale em outros sentidos, como 80% dos resultados estão
relacionados a 20% dos investimentos”, complementa Alex Vargas.
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