O que você acha de se envolver em bons negócios e
participar de eventos em que as pessoas fazem questão da sua presença? Para
isso acontecer você precisa ser notado como uma grande pessoa.
Talvez você já tem escutado alguém dizer: “Faça
amizade com pessoas melhores que você”, ou então, “Se em uma mesa de
almoço você for a pessoa que mais fala, significa que está na mesa errada” e
outras tantas frases como essas.
Embora algumas pessoas possam dizer que isso soa
como puro “interesse”, eu posso garantir que tudo isso não passa de uma troca,
de uma via de mão dupla. Acompanhe...
Lembro-me de muitas vezes viajar com meus amigos,
mesmo sem ter dinheiro ou casa na praia. A única coisa que eu tinha a oferecer
naquele momento era ser uma companhia agradável, criar situações divertidas e
boas risadas durante as nossas jornadas.
Refletindo sobre isso me lembrei que desde muito
cedo, mesmo não tendo dinheiro para bancar meus gastos, sempre fui um menino
proativo, inteligente e que tinha “sede” de conhecimento. Por isso sempre
estive envolvido em cursos gratuitos, leituras de mais de um livro ao mesmo
tempo e adorava assistir a programas e documentários que acrescentavam
inspirações, conhecimento e entretenimento em minha vida.
Desta forma, sempre que estava em uma roda de
amigos, havia muitos assuntos a compartilhar, piadas inteligentes e um raciocínio
próspero de negócios. Eu não tinha grana, mas sabia me posicionar muito bem.
Eis aqui o passaporte para estar entre os grandes. Veja que não se trata de
dinheiro, mas sim do seu posicionamento.
Tenho abordado com frequência sobre a Teoria das
Conexões que explora essa troca (networking), em que primeiro ajudamos o
outro para só então recebemos algo em troca.
Seja uma recomendação ou uma conexão entre duas
pessoas que ainda não se conhecem (Lei dos seis graus) ou até mesmo o simples
compartilhar de ideias que agreguem valor ao outro, o fato é que esse pode ser
o passaporte para você alçar novos horizontes.
Em minhas palestras e livros costumo mencionar a
importância do Marketing Pessoal, você precisa ser visto e notado como uma
grande pessoa para estar no meio dos grandes.
Na maioria dos casos, nós temos uma única chance de
causar boa impressão e esta teoria já foi comprovada cientificamente. Para quem
não sabe, o cérebro humano leva em média cinco segundos para criar uma imagem
positiva ou negativa de qualquer indivíduo que fitamos a nossa frente. Criamos
mentalmente um diagnóstico/preconceito sobre ele e que talvez permaneça para
sempre, conhecida também como: a primeira impressão.
Você será percebido nos primeiros cinco segundos, e
a pergunta que lanço é: “Qual impressão você tem transmitido a seu
respeito”? “Você transmite uma informação de poder”? “Como você tem se
posicionado”? “As pessoas ao seu redor te percebem como um profissional
empático, proativo e inovador ao ponto de fazer questão da sua presença”?
Ou, pelo contrário. Será que você tem deixado uma
impressão de prepotência, soberba e preguiça?
Se analise e decida a partir de agora: “cuidar
muito bem de seu Marketing Pessoal” e cuidar também de seu posicionamento.
Considere que o posicionamento nada tem a ver com dinheiro, mas com aquilo que
você pode oferecer aos outros como benefício e autoridade.
A forma como você se relaciona com as pessoas é
muita importante na hora de se posicionar. É imprescindível que você saiba
manter uma rede de relacionamentos baseados em trocas e não se colocar na
posição de um profissional que somente pede, mas nada oferta.
O posicionamento está atrelado a um embutido de
comportamentos que você deve adotar, mas a premissa é “servir e oferecer algo
também”.
Suponhamos que você queira se posicionar como um
líder servidor. Desta forma, você deve se comportar ajudando as pessoas ao seu
redor, especialmente os seus colaboradores, contando fatos que enfatizem essa mensagem
e demonstrando características de um profissional prestativo a todo tempo.
Leve em conta que você não precisa se posicionar
como sendo o “bom” em tudo, até porque, essa maestria do ser humano é
inexistente, logo esse não é o melhor caminho. Ou seja, se posicione naquilo
que é mais predominante em você, nas áreas que você tem mais habilidades e
competências.
E lembre-se: “Sempre faça amizade ou crie conexões
com pessoas melhores que você”. Este sim é o segredo dos grandes.
Pense nisso e até a próxima!
Marcelo
Simonato - Graduado em
administração de empresas pela Universidade Paulista. Pós-graduado em finanças
empresariais pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e MBA em gestão empresarial
pela La Salle University, na Philadelphia – EUA. Possui mais de 20 anos de
experiência profissional atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais,
em cargos de liderança. Ao longo de sua carreira, já realizou diversos
treinamentos nas áreas de liderança e comportamento humano. É executivo,
escritor e palestrante, atua com treinamentos e palestras em todo o
território nacional. Tem como propósito levar conhecimento e informação de
qualidade, com base em sua experiência profissional e acadêmica, deixando uma
marca de motivação e transformação por onde passa. Autor da obra: Pilares do
sucesso profissional, publicada pela Literare Books International.
Nenhum comentário:
Postar um comentário